Comunità di S.Egidio


 

7 de Setembro de 2000

Minicimeira pela Paz em Lisboa
Comunidade de Sant'Eg�dio promove encontro internacional

 

Uma iniciativa contra a ideia de uma Europa-fortaleza e para dar ao continente europeu um lugar importante pela paz no mundo. Entre 24 e 26 de Setembro, a Comunidade de Sant'Eg�dio (CSE) promove em Lisboa o XIII Encontro Internacional Homens e Religi�es, desta vez subordinado ao tema "Oceanos de paz - Religi�es e Culturas em Di�logo". Uma esp�cie de mini-cimeira internacional, com a participa��o de l�deres pol�ticos e religiosos de todo o mundo, que ontem foi apresentada em Lisboa.

Entre os convidados e participantes, n�o vai estar, afinal, o Presidente Abdurrahman Wahid, da Indon�sia, cuja presen�a chegou a estar prevista. Wahid estaria no encontro antes de iniciar oficialmente a viagem de Estado a Portugal. Mas, h� 10 dias, o gabinete de Wahid anunciou � organiza��o do encontro que a sua presen�a n�o se concretizaria. Mario Marazzitti, respons�vel pelas rela��es internacionais da comunidade, disse que desconhecia as raz�es para a altera��o de planos.

Marazzitti confirmou, entretanto, muitas outras presen�as de uma lista de not�veis da cena pol�tica e religiosa internacional. H� presidentes da Rep�blica: o portugu�s Sampaio, o senegal�s Wade, o cabo-verdiano Mascarenhas Monteiro, e Kumba Yal�, da Guin�-Bissau. Tamb�m primeiros-ministros: de Portugal, Ant�nio Guterres, de It�lia, Giuliano Amato, de Marrocos, El Youssoufi. Estar�o tamb�m os ex-presidentes portugu�s M�rio Soares e italiano Oscar Luigi Scalfaro, bem como o presidente da Generalitat da Catalunha, Jordi Pujol, o secret�rio-geral da Amnistia Internacional, Pierre San�, e Jean Daniel, director de "Le Nouvel Observateur". Entre respons�veis religiosos, contam-se cardeais e bispos cat�licos, respons�veis ortodoxos, protestantes e anglicanos, l�deres judaicos e isl�micos, e dirigentes do hindu�smo e do budismo, entre outros.

Justificando a escolha da cidade de Lisboa para a realiza��o da iniciativa - o Patriarcado associou-se � organiza��o e a Funda��o M�rio Soares colabora -, Mario Marazzitti afirmou que a capital portuguesa simboliza o "cruzamento de oceanos". E que, no mundo contempor�neo, se torna importante dar uma dimens�o humana ao fen�meno da globaliza��o. "H� o risco de perder a �sia, a �frica e a Am�rica Latina", com a sida devastadora em �frica e os problemas da pobreza e dos desequil�brios por todo o lado.

O papel das religi�es como causas de paz foi sublinhado por Marazzitti. "As religi�es devem esvaziar as causas da guerra e n�o ser gasolina para as atear", afirmou o respons�vel de Sant'Eg�dio (a mesma que mediou o processo de paz de Mo�ambique). Que considera que o documento do Vaticano anteontem divulgado, que aponta a supremacia da Igreja Cat�lica sobre as outras religi�es (ver P�BLICO de ontem), n�o prejudicar� a iniciativa. "Acreditamos profundamente na necessidade do di�logo e na inevitabilidade do ecumenismo", afirmou, recordando que em 1986, quando o Papa convocou todas as religi�es do mundo para o encontro de ora��o pela paz em Assis, o clima e o entendimento neste campo "eram muito piores".

O encontro, que decorre no Centro Cultural de Bel�m, come�a com uma sess�o solene na tarde do dia 24. Antes, de manh�, o patriarca de Lisboa preside a uma missa no Mosteiro dos Jer�nimos, onde estar�o representadas outras confiss�es crist�s. Dias 25 e 26 (s� de manh�) haver� mesas redondas sobre temas t�o diversos quanto as religi�es e a paz no M�dio Oriente, o di�logo entre crentes e humanistas, a ora��o, o contributo das religi�es para a paz, a autocr�tica religiosa, o renascimento africano ou os desafios da �sia.

Para esses debates, os interessados em participar (a inscri��o � gratuita) s� t�m que se inscrever no secretariado do encontro (Rua do Crucifixo, 7, tel. 213233402, em Lisboa), para poder ter direito aos bilhetes destinados a controlar a limita��o dos espa�os dispon�veis.

O encontro terminar� com um tempo de ora��o na Baixa de Lisboa, em sete lugares diferentes, em fun��o das tradi��es religiosas, � volta da Igreja de S�o Domingos. A partir das 18h30 de ter�a-feira, uma caminhada dirige-se do Rossio, pela Rua do Ouro, at� � Pra�a do Munic�pio, onde decorre a cerim�nia final.

Ant�nio Marujo