Comunità di S.Egidio


 

21 de setembro de 2000

Na paz de Cristo
Durante tr�s dias, Lisboa vai ser a capital do di�logo interreligioso
com a presen�a de l�deres de todo o mundo

 

Lisboa vai ser palco da 13.a edi��o dos Encontros de Santo Eg�dio, um espa�o de di�logo ecum�nico que se realiza desde 1986, na sequ�ncia da reabilita��o, por Jo�o Paulo II, dos Encontros de Assis. M�rio Soares participa pela quarta vez nestes encontros, que decorrem no Centro Cultural de Bel�m, nos dias 24, 25 e 26. O ex-Presidente portugu�s, conforme adiantou � VIS�O, pretende aproveitar a ocasi�o, "na qualidade de n�o-crente", para "partilhar vaIores humanistas", e "tentar perceber o papel da religi�o nas formas de estabelecer a paz".

A comunidade de Santo Eg�dio foi fundada em Roma, em 1968. Em Lisboa, existe h� dez anos. Constitu�da maioritariamente por leigos, o grupo ganhou destaque pelo seu envolvimento na media��o de conflitos internacionais. O processo de paz de Mo�ambique, a plataforma alcan�ada na Arg�lia, e a liberta��o de Ibrahim Rugova, o l�der kosovar alban�s, s�o alguns dos resultados daquela que foi apelidada de "diplomacia secreta do Vaticano".

Este encontro realiza-se numa altura em que a Igreja Cat�lica � acusada de regredir nas suas posi��es sobre o di�logo ecum�nico. A publica��o da declara��o Dominus Jesus, atribu�da ao cardeal Ratzinger, prefeito para a Congrega��o da Doutrina da F�, atribui �s religi�es reformadas o estatuto de "comunidades crist�s", em vez de igrejas, como estas pretendem. Isabel Bento, 34 anos, membro da comunidade de Santo Eg�dio, n�o tra�a uma liga��o entre os dois assuntos. "O encontro fala por si quanto aos nossos prop�sitos. S� pelo di�logo � poss�vel chegar � paz e isso � v�lido para crentes e para n�o-crentes", frisa.

Oceanos de Paz � o lema que reunir� l�deres espirituais e pol�ticos de v�rios continentes, com destaque para as presen�as do patriarca ortodoxo arm�nio Mesrob II, do rabi-chefe de Haifa, Shear-Yashuf Cohen, do secret�rio-geral da Confer�ncia Isl�mica, Azz al-Din Laraki, bem como dos presidentes do Senegal, Abdoulaye Wade, da G�mbia, Yahya Jammeh, e do Benim, Mathieu Karekou, e do primeiro-ministro italiano, Giuliano Amato. Prevista chegou a estar a presen�a do Chefe de Estado indon�sio, Abdurrahman Wahid, que acabou por declinar o convite.

A sess�o solene de abertura, no dia 24, contar� com as presen�as do Presidente portugu�s, Jorge Sampaio, do cardeal patriarca de Lisboa, D. Jos� Policarpo, e do fundador da comunidade italiana de Santo Eg�dio, Andrea Riccardi. � noite haver� uma recep��o oficial no pal�cio de Bel�m.

Paulo Pena