Comunità di S.Egidio

COMUNICADO DE IMPRENSA


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

O TRATAMENTO DAS CRIANÇAS HIV+ EM ÁFRICA

Treze milhões de órfãos de SIDA e quase 30 milhões de adultos infectados pelo HIV/SIDA põem à prova a cada dia a esperança de vida e o futuro de um inteiro continente. Mas hoje a batalha contra a SIDA pode ser ganha.

SIDA: um balanço das forças no terreno, as iniciativas de sucesso, o que se move no continente africano, o que ainda falta por fazer na Conferência Internacional que terá lugar em Roma a 19 de Maio, no Capitólio. DREAM, o programa internacional de tratamento da SIDA que se está a revelar como o mais eficaz em toda a África subsaariana, as maiores esperiências inovadoras, e todos os principais sujeitos hoje activos no grande continente africano,dos governos dos países mais atingidos, aos governos e instituições europeias e mundiais envolvidas, do Banco Mundial à Organizaçao Mundial da Saúde, estarão no centro de um encontro público que oferece à opinião pública e à comunicaçao social internacional propostas inovadoras e notícias para uma viragem efectiva no tratamento da SIDA no continente, com particular atenção às crianças.

Roma, 19 de Maio de 2006

Capitólio, Sala da Protomoteca

das 9.00 às 12.00

 

DREAM (Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition) começou há quatro anos, o programa de luta global contra a SIDA (educação, prevenção e tratamento), malária, malnutrição, TBC e principais doenças oportunistas. Moçambique tornou-se o lugar da primeira realização do que se está a tornar uma proposta e um modelo panafricano, de grande eficácia terapêutica, exemplar pelas estruturas leves e capacidade de formação de novos quadros socio-sanitários e pela sustentabilidade económica. Hoje Malawi, Guiné Conakry, Guiné Bissau, Tanzânia, Quénia, Congo e Nigéria abriram outros centros DREAM e fazem com que este caminho seja possível no resto do continente.

Os protagonistas deste Programa, juntamente com peritos internacionais, encontram-se para apresentar os resultados até agora alcançados e para planear em conjunto um sonho para Africa: “Crianças sem SIDA”.

A primeira Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, participa na conferência.

Numerosos ministros da Saúde ou seus representantes de vários países da África subsaariana (Angola, Camarões, Costa de Marfim, Gana, Guiné Conacry, Guiné Bissau, Quénia, Lesotho, Libéria, Malawi, Nigéria, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Tanzânia, Zâmbia) estarão presentes na Conferência para avaliar os resultados e estudar o começo nos seus países.

Piazza di S. Egidio, 3/a - 00153 ROMA - Tel +39.585661 - Fax +39.58566331