Comunità di S.Egidio


 

15/07/2006


Mo�ambique: Fundador Santo Eg�dio inaugura centros tratamento de SIDA em Maputo

 

O fundador da comunidade italiana de Santo Eg�d io, Andrea Riccardi, inaugurou hoje na Matola, arredores de Maputo, um centro de nutri��o, denominado "Pa�s de Arco-�ris", que dar� assist�ncia a 600 crian�as � rf�s por causa da SIDA.

A comunidade de Santo Eg�dio tem uma liga��o antiga a Mo�ambique, tendo desempenhado um importante papel nos dois anos de negocia��es entre o governo d a FRELIMO e a RENAMO, que lavaram � assinatura dos acordos de paz, a 04 de Outub ro de 1992, em Roma.

O centro, que come�ou a operar em 2003, vai tratar crian�as at� aos 13 anos afectadas pelo v�rus da SIDA e dar assist�ncia a mulheres gr�vidas para evi tar a transmiss�o vertical da doen�a, de m�e para filho, durante a gesta��o.

No mesmo local decorrer�o tamb�m ac��es de forma��o de pessoal sanit�ri o africano, necess�rio para tratar de pessoas com SIDA em Mo�ambique e que tamb� m prestar� assist�ncia a crian�as com outros problemas de sa�de resultantes das prec�rias condi��es de higiene nos bairros onde habitam.

A iniciativa enquadra-se no projecto DREAM da comunidade Santo Eg�dio q ue j� formou, em sete cursos de forma��o pan-africanos, 1.500 profissionais de M o�ambique, Malaui, Guin�-Conacri, Guin�-Bissau, Angola, Tanz�nia, Costa de Marfi m e Qu�nia.

O "Pa�s de Arco-�ris" ser� animado e gerido por um grupo de activistas do programa DREAM, coadjuvado pelos escuteiros de uma par�quia da Matola.

Hoje, o fundador da comunidade de Santo Eg�dio inaugurou tamb�m um cent ro DREAM para crian�as de Maputo, capital mo�ambicana, que possibilitar� testes de diagn�stico e acompanhamento para 1500 crian�as infectadas pelo v�rus da SIDA .

O programa DREAM da Santo Eg�dio trata mais de 20 mil pacientes em Mo�a mbique, incluindo crian�as, �s quais garante apoio nutricional, social e consult as m�dicas gratuitas.

Uma nota da comunidade de Santo Eg�dio divulgada no final da visita de Andrea Riccardi refere que "o centro ser� dotado de um laborat�rio de cerca de 3 00 metros quadrados com sec��es de bioqu�mica, hematologia, cargas virais, citof luorimetria e teste da resist�ncia viral" da SIDA.

Em declara��es aos jornalistas, Riccardi defendeu uma maior interven��o do governo na luta contra a SIDA em Mo�ambique, sublinhando a necessidade de au mentar a distribui��o de anti-retrovirais aos infectados com HIV.

"� necess�rio que o governo mo�ambicano aumente o seu empenho face ao e levado �ndice da doen�a no pa�s e lute para facilitar o acesso dos seropositivos aos anti-retrovirais", disse Riccardi, que, durante as visitas, fez-se acompanh ar por Maria da Luz Guebuza, mulher do Presidente mo�ambicano, Armando Guebuza.