Comunità di S.Egidio


 

28/08/2006


Papa e representantes da Comunidade de Sant�Egidio nas v�speras do encontro de l�deres religiosos

 

Bento XVI recebeu em audi�ncia nesta segunda-feira o fundador da comunidade de Sant�Egidio, o professor Andrea Riccardi, acompanhado por Dom Vincenzo Paglia, bispo de Terni-Narni-Amelia (It�lia), e conselheiro espiritual desta nova realidade eclesial.

A audi�ncia aconteceu na resid�ncia pontif�cia de Castel Gandolfo, segundo informou a Sala de Imprensa da Santa S�.

Continua deste modo o costume que j� havia come�ado Jo�o Paulo II de encontrar-se com os expoentes desta comunidade nas v�speras do encontro internacional �Homens e religi�es� que Sant�Egidio organiza para manter o esp�rito das Jornadas Mundiais da Ora��o pela Paz, convocada por esse Papa em outubro de 1986 em Assis.

Vinte anos depois, o encontro voltar� a acontecer na cidade de S�o Francisco de 4 a 5 de setembro.

O Encontro, previsto em um esfor�o comum -- �sem confus�es�, precisa a Comunidade de Sant�Egidio -- de tra�ar um caminho espiritual e amplo de colabora��o por uma �globaliza��o desde um rosto humano�, contar� com a presen�a, entre outros, do grande rabino Cohen de Haifa, dos rabinos Elio Toaff e Riccardo Di Segni de Roma, assim como de Ibrahim Ezzedine, conselheiro da Presid�ncia dos Emirados �rabes Unidos.

Igualmente se prev� a presen�a do secret�rio da Federa��o Luterana Mundial, o doutor Ishmael Noko Noko; do presidente da Confer�ncia das Igrejas Europ�ias, o pastor Jean-Arnold de Clemont; do patriarca armeno Karekine II, Catholicos de Cil�cia; do cardeal Paul Poupard, presidente dos Conselhos Pontif�cios para a Cultura e para o Di�logo Inter-religioso; do cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo metropolita da Crac�via, secret�rio de Jo�o Paulo II durante d�cadas; e de representantes de todas as confiss�es crist�s do Oriente e Ocidente, com forte presen�a de regi�es de �fronteira�, como Israel e Oriente M�dio, Paquist�o, Extremo Oriente e Mediterr�neo.

A Comunidade de Sant�Egidio (www.santegidio.org) foi fundada pelo historiador Andrea Riccardi em Roma, em 1968, � luz do Conc�lio Vaticano II.

Hoje � um movimento (Associa��o p�blica de leigos da Igreja Cat�lica) ao que pertencem mais de 50.000 pessoas: est� comprometido na evangeliza��o e na caridade em Roma, no resto da It�lia e em mais de 70 pa�ses de diferentes continentes.

Membros do movimento foram mediadores decisivos para desativar conflitos civis e promover acordos de paz em v�rios pa�ses do mundo.