Comunità di S.Egidio


 

Ag�ncia Ecclesia

03/09/2006


Religi�es e culturasem di�logo pela paz Comunidade Santo Eg�dio na linha da evangeliza��o

 

Em 1986, Jo�o Paulo II conseguiu reunir, em Assis, l�deres religiosos de todo o Mundo na Jornada Mundial de Ora��o pela Paz. Cat�licos, protestantes, ortodoxos, judeus, mu�ulmanos, budistas, sinto�stas, religi�es tradicionais africanas e hindu�stas, entre outros, juntaram-se ao Papa, a Dalai Lama e ao arcebispo de Cantu�ria na procura de caminhos da paz, condenando o fanatismo em nome das religi�es. A iniciativa ficou conhecida por "esp�rito de Assis". Quinze anos depois, coincidindo com o fat�dico 11 de Setembro de 2001, que destruiu as Torres G�meas de Nova Iorque, como sinal tr�gico do terrorismo, realizou-se, de novo em Assis, outro encontro inter-religioso pela paz, no qual foi proclamado profeticamente "N�o se pode utilizar o nome de Deus para matar".

Agora, 20 anos depois do primeiro encontro de Assis, a Comunidade de Santo Eg�dio, que chamou a si os encontros "Homens e religi�es", junta l�deres religiosos em Assis, amanh� e na ter�a-feira, para reflectir o tema "Para um Mundo em paz - Religi�es e culturas em di�logo". O objectivo � a renova��o do compromisso ecum�nico pela paz e a reconcilia��o entre as diferentes civiliza��es, e, ainda, a an�lise dos desafios da globaliza��o e da situa��o no M�dio Oriente.

Estar�o presentes, entre outros, o grande rabino Cohen, de Haifa; Ibrahim Ezzedine, conselheiro na Presid�ncia dos Emirados �rabes Unidos; o secret�rio da Federa��o Luterana Mundial, Ismael Noko, o presidente da Confer�ncia das Igrejas Europeias, Jean-Arnold de Clermont; o patriarca Armeno Karekine II, Catholicos de Cilicia; os cardeais Paul Poupard, Stanislaw Dziwisz, e representantes de v�rias confiss�es crist�s do Oriente e Ocidente.

"Num tempo marcado pelo terrorismo e guerras, e tamb�m por esfor�os de di�logos e reconcilia��o, as religi�es assumiram um papel relevante no espa�o p�blico" e "cada vez mais est�o expostas aos desafios de manipula��es extremistas", dizem os organizadores do encontro.

� hora de p�r as religi�es ao servi�o da paz e tamb�m da globaliza��o com um rosto humano.

---------

A Comunidade de Santo Eg�dio foi fundada pelo historiador Andrea Riccardi, em Roma, em 1968, � luz das orienta��es do Conc�lio Vaticano II (1962-1965). Hoje � um movimento (associa��o p�blica de leigos da Igreja Cat�lica) a que pertencem mais de 50 mil pessoas e est� comprometido na evangeliza��o e na caridade em Roma, no resto da It�lia e em mais de 70 pa�ses. Membros do movimento foram mediadores decisivos em conflitos civis e promoveram acordos de paz em v�rios pa�ses do Mundo, incluindo Mo�ambique, e, mais recentemente, o Uganda. Jo�o Paulo II e Bento XVI apreciam o trabalho daquela Comunidade.