Comunità di S.Egidio


 

04/09/2006


Vaticano: Religiao nao pode justificar terrorismo, diz papa

 

O papa Bento 16 disse hoje que ninguem tem o direito de usar a religiao para justificar o terrorismo, e propos um maior dialogo inter-religioso para evitar que o ciclo de odio e vinganca contamine as futuras geracoes.

As declaracoes constam de uma mensagem a lideres religiosos de todo o mundo reunidos em Assis, cidade natal de sao Francisco, na Italia.

O evento marca o vigesimo aniversario de um encontro inter-religioso promovido pelo antecessor de Bento 16, Joao Paulo II.

"_ ilicito para qualquer um usar diferencas religiosas como razao ou desculpa para a violencia contra outros seres humanos", disse o papa no texto.

H uma semana do quinto aniversario dos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos, o pontifice nao fez nenhuma mencao especifica ao Islao.

Mas a referencia ao ataque cometido por militantes da Al Qaeda era clara. Bento 16 afirmou que o novo milenio comecou com "cenarios de terrorismo que nem come+aram a se apagar".

O papa, que no passado fez apelos especificos a l�deres muculmanos contra o terror, disse que os dirigentes religiosos tem o dever de elaborar uma "pedagogia da paz", que ensine aos jovens o valor do dialogo entre as diferentes culturas e religioes.

"Nunca antes tivemos tanto a necessidade dessa educacao quanto agora, especialmente se olharmos para as novas geracoes. Tantos jovens em reais marcadas pelo conflito aprendem sentimentos de odio e vinganca, em contextos ideologicos onde as sementes de antigos rancores sao cultivadas e as psiques sao preparadas para a futura violencia".

No s bado, a Al Qaeda conclamou o presidente dos EUA, George W. Bush, e todos os nao-muculmanos, especialmente norte-americanos, a se converterem ao Islao e abandonarem as suas praticas "equivocadas".

Do contrario, disse o grupo, haver consequencias. O alerta foi feito em site por um orador identificado como Adam Yahiye Gadahn - um muculmano convertido, que estaria envolvido numa campanha de propaganda para a Al Qaeda.

Um dos principais participantes da reuniao de Assis foi Ahmed Al Tayyeb, reitor da universidade Al Azhar, do Cairo, centro historico do conhecimento do Islao sunita.

Al Tayyeb ` considerado um dos lideres mais influentes do mundo muculmano. Ele lamentou que muitas vezes as vozes dos lideres religiosos em prol do dialogo parecam "gritos no deserto".

A reuniao de Assis foi promovida pela ordem franciscana e pela Comunidade de Sao Egidio, um grupo pacifista internacional com sede em Roma.