Comunità di S.Egidio


 

Ag�ncia Ecclesia

05/09/2006


Encontro mundial volta a juntar religi�es em Assis 20 anos depois da hist�rica jornada convocada por Jo�o Paulo II

 

A Comunidade de Santo Eg�dio promove nos dias 4 e 5 de Setembro um novo Encontro Mundial Inter-religioso e Jornada de Ora��o pela Paz, para recordar os 20 anos do hist�rico encontro convocado por Jo�o Paulo II, em Assis, em 1986, para lan�ar uma mensagem de esperan�a.

Em mem�ria desse dia, a Comunidade Santo Eg�dio, promove o encontro "Homens e religi�es", sobre o tema "Para um mundo de paz - religi�es e culturas em di�logo". Estar�o presentes, entre outros, o Grande Rabino Cohen de Haifa; Ibrahim Ezzedine Conselheiro na Presid�ncia dos Emirados �rabes Unidos; o secret�rio da Federa��o Luterana Mundial, Ismael Noko; o Presidente da Confer�ncia das Igrejas Europeias, Jean-Arnold de Clermont; o Patriarca Armeno Karekine II Catholicos de Cil�cia; os Cardeais Paul Poupard, Stanislaw Dziwisz e representantes de todas as confiss�es crist�s do Oriente e Ocidente, com uma forte presen�a das regi�es de "fronteira" (Israel, M�dio Oriente, Paquist�o, Extremo Oriente e Mediterr�neo).

Bento XVI recebeu recentemente em audi�ncia o fundador da Comunidade de Santo Eg�dio, Andrea Riccardi, acompanhado por D. Vincenzo Paglia, bispo de Terni-Narni-Amelia (It�lia), e conselheiro espiritual desta realidade eclesial. A audi�ncia aconteceu na resid�ncia pontif�cia de Castel Gandolfo, seguindo uma tradi��o iniciada por Jo�o Paulo II, sempre antes do Encontro de Ora��o pela Paz.

A Comunidade de Santo Eg�dio (www.santegidio.org) foi fundada pelo historiador Andrea Riccardi em Roma, em 1968, � luz do Conc�lio Vaticano II. Hoje � um movimento (Associa��o p�blica de leigos da Igreja Cat�lica) ao que pertencem mais de 50.000 pessoas e est� comprometido na evangeliza��o e na caridade em Roma, no resto da It�lia e em mais de 70 pa�ses de diferentes continentes. Membros do movimento foram mediadores decisivos em conflitos civis e promover acordos de paz em v�rios pa�ses do mundo, incluindo Mo�ambique e, mais recentemente, o Uganda.

O site oficial da comunidade seguir� em directo este encontro, no qual todos os presentes pretendem "dizer mais uma vez, com for�a, que a paz, s� a paz, � o nome de Deus".

"Num tempo marcado pelo terrorismo e pelas guerras, como por esfor�os de di�logo e de reconcilia��o, as religi�es assumiram um papel relevante no espa�o p�blico e nas identidades em confronto, pelo que s�o cada vez mais submetidas aos desafios das instrumentaliza��es extremistas", alerta a comunidade cat�lica.