Comunità di S.Egidio


 

05/09/2006


H� VINTE ANOS, O ESP�RITO DE ASSIS � UM O�SIS DE DI�LOGO ENTRE AS RELIGI�ES CONTRA TODA E QUALQUER GUERRA DE CIVILIZA��ES

 

Assis, 05 set (RV) - A recorda��o dos atentados em Nova York e Washington, em 11 de setembro de 2001, foi o ponto central dos pronunciamentos desta manh�, durante as mesas-redondas do encontro internacional "Homens e religi�es", que se est� realizando em Assis, na regi�o italiana da �mbria.

No tradicional encontro inter-religioso promovido pela comunidade romana de Santo Egidio, que se concluir� esta noite, se falou tamb�m, entre outras coisas, de globaliza��o e de di�logo com a �sia.

Em Assis se vive, hoje, a preocupa��o de um cen�rio mundial feito de tens�es muito mais complexas do que as do tempo da "guerra fria", quando Jo�o Paulo II convidou os l�deres religiosos de todo o mundo, para o "Dia mundial de ora��o pela paz", na cidade de S�o Francisco.

O fundador da comunidade de Santo Egidio, Andrea Riccardi, na coletiva de imprensa realizada esta manh�, descreveu a satisfa��o de sua comunidade, pela realiza��o desses encontros que, at� hoje _ observou ele _ n�o perderam seu profundo significado.

De Assis se lan�a, novamente, o convite a rezar juntos, e a alimentar o di�logo com os leigos humanistas.

Durante o encontro, ficou evidente a grande preocupa��o pelo Oriente M�dio, um conflito que levou ao di�logo, mas tamb�m a declara��es duras como a do rabino-chefe de Haifa: "Religi�es e compromisso religioso s�o a raiz e a raz�o dos conflitos que marcam o Oriente M�dio" _ disse o rabino Cohen. Ele atacou o Islamismo fundamentalista, "fonte de inspira��o para muitos guerreiros e terroristas".

Esta noite, ter� lugar a conclus�o do encontro, com a leitura e a assinatura do apelo de paz, por parte de todos os l�deres religiosos. O pr�ximo encontro ser� em N�poles, sul da It�lia, porque _ concluiu Andrea Riccardi _ o Mediterr�neo � fundamental para todas as tr�s religi�es monote�stas: Cristianismo, Juda�smo e Islamismo. (RL)