Comunità di S.Egidio


 

20/09/2006


Di�logo inter-religioso � fundamental para o futuro da humanidade
Cardeal Poupard e l�deres isl�micos reuniram-se em Roma

 

L�deres religiosos cat�licos, mu�ulmanos e judeus reuniram-se ontem em Roma, por iniciativa do munic�pio local, para o lan�amento da revista inter-religiosa �Conhecer-se para conviver� (Conoscersi per convivere). Presentes no encontro estiveram o presidente do Conselho Pontif�cio para o Di�logo Inter-Religioso (CPDIR), o Cardeal Paul Poupard, o Im� da Mesquita de Roma, o secret�rio do Centro Cultural Isl�mico e o Rabino Chefe de Roma.

O Cardeal Poupard assinalou que �neste momento t�o dif�cil, n�o podemos deixar de recordar o convite ao di�logo como necessidade vital da qual depende o nosso futuro, lan�ado pelo Papa em Col�nia�. Este respons�vel da C�ria Romana lembrou ainda que, em Assis, foi assinado �um compromisso comum pelos representantes de diversas religi�es, tamb�m com uma mensagem de Bento XVI para o empenho no di�logo aberto e sincero�.

�Neste local, agrade�o ainda o acolhimento positivo das palavras do Papa no Angelus de Domingo e reafirmo o respeito rec�proco�, acrescentou.

O secret�rio do Centro Cultural Isl�mico de Roma, Abdallah Redouane, afirmou que a recente pol�mica � caso encerrado e garante que � "sem esfor�o" que continua o di�logo com a Igreja Cat�lica. �N�s, mu�ulmanos da Mesquita de Roma, consideramos fechado este cap�tulo e convidamos todos os mu�ulmanos da It�lia a um compromisso, a este n�vel�, disse.

Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Eg�dio, alertou para o risco de os fi�is das v�rias religi�es ficarem ref�ns de �simplifica��es medi�ticas velozes, mas n�o exaustivas�.