Comunità di S.Egidio


 

27/10/2006


Casa para mulheres �sem-teto� antes do inverno moscovita, iniciativa de �Sant�Eg�dio�
A comunidade cat�lica de leigos se adianta � trag�dia anual

 

Em seu intento de aliviar os efeitos do inverno moscovita, que anualmente cobra muitas vidas pelo frio, a Comunidade de Sant�Eg�dio abriu uma casa para mulheres �sem-teto� antes da chegada dos rigores da esta��o.

� que, como explica uma nota da comunidade eclesial, o inverno em Moscou, com temperaturas inferiores a 20� C, � um problema para todos, mas especialmente para quem n�o tem casa.

�Ou talvez sim a tenha, mas s� pode chegar a ela de madrugada, ap�s ter acabado seu �trabalho�: pedir esmola nas esta��es de metr� para conseguir sobreviver -- lamenta --, coisa n�o f�cil para quem tem uma renda de pouco mais de 50 euros.�

A Comunidade de Sant�Eg�dio chama a aten��o sobre este mundo �subterr�neo� do metr� moscovita, ao qual j� n�o se presta aten��o, mas onde h�, cada dia e cada noite, anci�os com passado �nobre�, professoras (alertando que, como em toda Europa, a idade anci� prevalece no sexo feminino), diretoras de empresas, f�sicas, qu�micas, engenheiras...

S�o �filhas e m�es de uma Uni�o Sovi�tica que j� n�o existe -- alerta -- e que deixou s� trocados para viver. Muito pouco�.

�Cada ano v�rias centenas morrem pelo frio. Uma trag�dia anunciada e prevista.� E como h� gente que quer ajudar, a �Comunidade �interceptou� algumas pessoas de boa vontade� e h� quem �p�s � disposi��o um lugar, e se p�de realizar um sonho�: uma casa para que vivam algumas destas �amigas pela rua�.

A Comunidade de Sant�Eg�dio (www.santegidio.org) foi fundada pelo historiador Andr�a Riccardi em Roma em 1968, � luz do Conc�lio Vaticano II.

� um movimento (Associa��o p�blica de leigos da Igreja Cat�lica) ao que pertencem mais de 50.000 pessoas; est� comprometido na evangeliza��o e na caridade em Roma, no resto da It�lia e em mais de 70 pa�ses de diferentes continentes.

�A amizade pela rua� � uma iniciativa da Comunidade orientada a uma presen�a pr�xima e amistosa para restituir a cada um a dignidade de pessoa com gestos simples de respeito.

Consciente de que em todas as grandes cidades h� muitas pessoas que, por distintos motivos, se v�em impulsionadas a viver na rua, os membros da Comunidade de Sant�Eg�dio tomam exemplo o bom samaritano da par�bola do Evangelho e buscam atender a todas que vivem em esta��es de transportes, em entradas de lugares p�blicos e em qualquer lugar urbano.

Este compromisso se originou ao final dos anos 70, quando aumentava rapidamente o n�mero de necessitados pelas ruas da cidade e de outras do mundo.

Certos epis�dios submergiram a Comunidade em uma profunda reflex�o sobre este drama, em particular a hist�ria de Modesta, uma anci� indigente conhecida na esta��o T�rmini, de Roma, que morreu sem aux�lio porque estava suja e a ambul�ncia n�o quis lev�-la.

O encontro com este mundo de necessidade suscitou e fez crescer, ao longo dos anos, uma �rede de amizade e de apoio� e deu lugar a iniciativas est�veis de solidariedade por parte da Comunidade de Sant�Eg�dio.