Comunità di S.Egidio


 

21/11/2006

Distrito de Floren�a
� COMUNIDADE DE SANTO EG�DIO O PR�MIO DA SOLIDARIEDADE 2006
O reconhecimento ser� entregue pelo Presidente do Distrito Matteo Renzi a Mons. Vincenzo Paglia, bispo, conselheiro espiritual da Comunidade, na sexta-feira, 1 de Dezembro �s 15.30

 

Foi atribu�do � Comunidade de Santo Eg�dio, o �Pr�mio da solidariedade� 2006 pelo Distrito de Floren�a. O reconhecimento ser� entregue pelo Presidente do Distrito de Floren�a Matteo Renzi a mons. Vincenzo Paglia, conselheiro espiritual da Comunidade, bispo de Terni Narni Amelia e presidente da Comiss�o da Cei para o Ecumenismo e o di�logo, numa cerim�nia p�blica, na sexta-feira, 1 de Dezembro de 2006, �s 15.30 horas, na Sala Luca Giordano do Palazzo Medici Riccardi.

�Como se sabe - explica Renzi - a Comunidade de Santo Eg�dio, al�m da actividade de apoio aos pobres n�o s� nas cidade italianas e europeias, mas tamb�m em �frica e noutras latitudes do planeta, opera em cen�rios dif�ceis trabalhando com afinco para que cesse a �guerra m�e de toda a pobreza� (paz em Mo�ambique, media��es para resolver os conflitos na �frica e na Am�rica do Sul, o contexto balc�nico onde mons. Paglia trabalhou activamente); pelo di�logo inter-religioso e evitando a luta de civiliza��es; para bloquear a difus�o da SIDA gra�as ao projecto �Dream� ilustrado, entre outros tamb�m em Floren�a na primeira edi��o da resenha �G�nio Florentino� promovida pelo Distrito�. O servi�o em prol da paz e dos pobres, baseado sobre a primazia da ora��o e da evangeliza��o, �caracteriza no seu profundo, a vida da Comunidade de Santo Eg�dio animada tamb�m pelo servi�o de mons. Paglia e da sua actividade em particular nas fronteiras da paz, do ecumenismo e do di�logo inter-religioso�.

O Pr�mio da Solidariedade foi institu�do pelo Distrito para valorizar as ac��es sociais e pol�ticas que contribuem a promover as causas que provocam no mundo situa��es de guerra, fome e pobreza para milh�es de pessoas. � reservado a quantos se distinguiram a n�vel nacional e internacional pelo servi�o em prol das institui��es e da comunidade civil. Consiste numa escultura que representa o anel com o diamante com tr�s penas que se encontra na base do Orfeu de Bandinelli colocado no p�tio de Michelozzo do Palazzo Medici Ricardi de Floren�a, sede do Distrito. A escultura, originariamente obra de Benedetto da Rovezzano, foi elaborada pelo Mestre Paolo Bosio. O significado do anel com o diamante com tr�s penas, que recorre frequentemente na iconografia dos M�dici, � profundamente religioso. Diamante deriva de �Deo amante� e as tr�s penas recordam as virtudes teologais: f�, esperan�a e caridade.

Nas passadas edi��es, o Pr�mio foi atribu�do a don Renzo Rossi, sacerdote e mission�rio florentino que escreveu mais do que uma bela p�gina da hist�ria eclesi�stica e civil n�o s� no nosso pa�s, mas tamb�m no Brasil onde se encontram as miss�es florentinas. Em 2004, o Pr�mio foi atribu�do � mem�ria de Tom Benetollo, o Presidente do Arci, que faleceu precisamente naquele ano. A Zaira Conti coube o �Pr�mio da Solidariedade de 2005�. Promotora do projecto �Villa Lorenzi�, Zaira Conti � express�o do voluntariado como a maior riqueza do territ�rio florentino. Zaira dedicou a sua vida a ajudar os jovens em dificuldade e a combater a marginaliza��o juvenil. Este ano, o Pr�mio foi atribu�do � Comunidade de Santo Eg�dio.