Comunità di S.Egidio


 

Ag�ncia Ecclesia

27/12/2006


Comunidade de Santo Eg�dio ao servi�o da paz

 

Nasceu em Roma em 1968 ap�s o Segundo Conc�lio do Vaticano. A Comunidade de Santo Eg�dio � essencialmente um movimento laical, ao qual aderem mais de 50.000 pessoas, empenhado na evangeliza��o e na caridade, encontrando-se espalhado por mais de 70 pa�ses, que apesar das diferen�as se encontram no desejo pela paz. O carisma deste movimento � assente na ora��o, na solidariedade com os pobres, no ecumenismo e no di�logo.

Jovens, idosos, carenciados f�sica e psicologicamente, ou as v�rias emerg�ncias humanit�rias no mundo como no Afeganist�o, �lbania, Guatemala, Guin� Bissau, Kenya, Kosovo, Mo�ambique ou Sud�o representam para a Comunidade de Santo Eg�dio um local ou uma pessoa que precisa de ajuda.

Recentemente foi inaugurada uma escola para crian�as hospitalizadas em Bissau, onde se encontram doentes de tuberculose e de SIDA, obrigadas a viver no hospital durante muitos meses. �Na Indon�sia prestaram aux�lio �s v�timas do tsunami�, relembra Isabel Bento, representante da comunidade em Portugal, e �em S�o Salvador quando ocorreu o aluimento de terras ou ainda o projecto de luta contra a sida que temos�.

Dependendo da realidade e das situa��es em que as popula��es se encontrem, a comunidade de Santo Eg�dio est� presente, e tenta minimizar estragos e de alguma forma ajudar.

Uma grande cadeia de amigos, �que v�o trazendo outros amigos� e se v�o juntando para ajudar, � assim que Isabel Bento, descreve os esfor�os conjuntos de quem quer trabalhar para a constru��o da paz.

Exemplo disso foi o tradicional almo�o de Natal em Lisboa, que juntou cerca de 150 pessoas para partilhar uma refei��o. Entre eles sem abrigo que durante todo o ano acompanham �e no Natal n�o os quer�amos deixar sozinhos�, exclama. Estar presente, mostrar proximidade � assim que fazem o seu trabalho, que n�o se pauta tanto por exposi��o mas �por um acompanhamento permanente�, explica � Ag�ncia ECCLESIA.

Sendo uma comunidade essencialmente de leigos, est�o num di�logo permanente com v�rias religi�es, exemplo disso � a marcha pela paz, que est�o a organizar para o dia 1 de Janeiro de 2007. Decorrente do desejo de Jo�o Paulo II de assinalar mais profundamente o Dia Mundial da Paz, pelo 5� ano consecutivo pretendem juntar v�rios l�deres religiosos nesta manifesta��o que se quer p�blica �e n�o � exclusiva dos cat�licos, porque todos desejam a paz�, afirma Isabel Bento, recordando que em anos anteriores v�rios n�o crentes se juntaram a esta marcha, que acima de tudo �quer dar voz de uma forma forte a todas as religi�es para que se juntam e fruto do trabalho de cada comunidade, possam construir a paz�.

Ao longo do ano, a comunidade de Santo Eg�dio tem a sua ora��o semanal, �aberta a todos os que se queiram juntar�, na Igreja das Chagas. N�o havendo um plano concreto, �estamos atentos ao que v�o acontecendo e da� nos organizamos�. Mas Isabel Bento sublinha �o estar junto de quem necessita�, sendo este um marco ao longo do ano.