Comunità di S.Egidio


 

08/02/2007


Papa celebra os 39 anos de vida da Comunidade de Sant�Egidio Ao encontrar-se com representantes e bispos amigos desta nova realidade eclesial

 

Bento XVI celebrou, nesta quinta-feira, os 39 anos de vida da Comunidade de Sant�Egidio, ao receber em audi�ncia os representantes desta nova realidade eclesial e os bispos amigos que se haviam reunido em Roma em um congresso.

�A Comunidade de Sant�Egidio, ao p�r no centro de sua pr�pria exist�ncia a ora��o e a liturgia, quer tornar-se pr�xima de quem se encontra em situa��es de pobreza e de marginaliza��o social. Para o crist�o, o homem, ainda que esteja afastado, n�o � nunca um estranho�, disse o Papa ao sintetizar o carisma deste movimento.

Na audi�ncia, participavam Dom Vincenzo Paglia, bispo de Terni - Narni-Amelia, conselheiro espiritual da Comunidade de Sant�Egidio, e o fundador da mesma, o professor e historiador Andrea Riccardi.

A comunidade celebrou seu anivers�rio com uma celebra��o eucar�stica, presidida �s 18:30 horas pelo cardeal Paul Poupard, presidente do Conselho Pontif�cio da Cultura e do Conselho Pontif�cio para o Di�logo Inter-religioso, na Bas�lica de S�o Jo�o de Latr�o.

A Comunidade de Sant�Egidio, nascida em fevereiro de 1968, conta hoje com mais de 50.000 membros, presentes em mais de 70 pa�ses.

Ao comentar o tema do IX Congresso de bispos amigos da Comunidade de Sant�Egidio, celebrado em Roma nestes dias, �A globaliza��o do amor�, o Papa considerou em seu discurso que � �um argumento particularmente atual�.

Em suas palavras, o pont�fice fez particular refer�ncia � �frica, �continente que levo em meu cora��o e que espero que possa experimentar finalmente um tempo de paz est�vel e de aut�ntico desenvolvimento�.

A Comunidade de Sant�Egidio foi uma das institui��es mediadoras que chegaram � reconcilia��o no conflito interno de Mo�ambique, no in�cio dos anos noventa.

Est� comprometida em projetos de sa�de no continente africano, em particular com o projeto DREAM (�Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition�) contra a Aids, lan�ado no ano 2002, ativo em Mo�ambique, Malaui, Tanz�nia, Qu�nia e Guin� Bissau, e que agora se estendeu a outros pa�ses africanos.

O programa DREAM assistiu mais de 20.000 pessoas com o v�rus HIV, a quem foi poss�vel oferecer assist�ncia e ajuda alimentar gratuita.

Mais informa��es sobre a Comunidade de Sant�Egidio no site: http://www.santegidio.org.