Comunità di S.Egidio


 

Ag�ncia Ecclesia

21/10/07

Religi�es unidas pela paz
Visita do Papa a N�poles marcada pelo encontro com l�deres religiosos de todo o mundo

 

Bento XVI encontrou-se em N�poles com representantes de Igrejas e comunidades eclesiais , bem como de outras grandes religi�es mundiais, defendendo que �as religi�es podem e devem oferecer preciosos recursos para construir uma humanidade pac�fica, porque falam de paz ao cora��o do homem�.

Saudando todos os presentes, o Papa recordou a iniciativa do seu predecessor, que est� na origem deste encontro anual: o primeiro encontro de Assis, em 1986, quando Jo�o Paulo II convidou altos representantes religiosos a congregarem-se na cidade de Francisco, para rezarem pela paz, �sublinhando nessa ocasi�o o elo intr�nseco que une uma aut�ntica atitude religiosa com a viva sensibilidade por este bem fundamental da humanidade�.

Este convite foi renovado pelo mesmo Papa Wojtyla, em 2002, depois dos dram�ticos acontecimentos do 11 de Setembro do ano anterior. E aqui Bento XVI quis precisar o conceito genu�no daquilo que se costuma designar como o �esp�rito de Assis�.

�No respeito das diferen�as das v�rias religi�es, somos todos chamados a trabalhar pela paz e a empenharmo-nos concretamente na promo��o da reconcilia��o entre os povos. � este o aut�ntico �esp�rito de Assis�, que se op�e a toda e qualquer forma de viol�ncia e ao abuso da religi�o como pretexto para a viol�ncia�, frisou.

Segundo o Papa alem�o, perante um mundo lacerado pelos conflitos, onde por vezes se justifica a viol�ncia em nome de Deus, � importante reafirmar que nunca as religi�es se podem tornar ve�culos de �dio: �Nunca, em nome de Deus, se pode justificar o mal e a viol�ncia�.

Bento XVI marcou presen�a na cidade de N�poles a convite da Arquidiocese local, que se uniu � Comunidade de Santo Eg�dio para promover o Encontro Internacional de l�deres religiosos pela paz, tendo como tema: �Por um mundo sem viol�ncia � Religi�es e culturas em di�logo�.

Na breve alocu��o pronunciada antes da recita��o do Angelus, Bento XVI, fez votos de que �esta importante iniciativa cultural e religiosa possa contribuir para consolidar a paz no mundo�.

N�o faltou uma refer�ncia expressa � celebra��o, neste omingo do Dia Mundial das Miss�es, tendo este ano como tema �Todas as Igrejas para todo o mundo�. O Papa recordou que �cada Igreja particular � correspons�vel pela evangeliza��o de toda a humanidade� e fez apelo a que n�o falte, �a todos os que actuam nas fronteiras da miss�o�, �apoio espiritual e material�.

Logo de manh�, na homilia da Missa a que presidiu, com a presen�a dos delegados crist�os, Bento XVI, falou da viol�ncia e das variadas formas de pobreza e mal-estar que reinam em N�poles, advertindo para o risco de que a viol�ncia se torne uma mentalidade difusa.

�� necess�ria uma interven��o que envolva a todos na luta contra todas as formas de viol�ncia, partindo da forma��o das consci�ncias e transformando as mentalidades, as atitudes e os comportamentos de todos os dias�, precisou.