Comunità di S.Egidio


 

22/10/07


Roma: Bento XVI denuncia "toda forma de viol�ncia"

 

N�poles, It�lia, 21/10- O Papa Bento XVI lan�ou hoje um apelo em N�poles, sul da It�lia, para a "luta contra todas as formas de viol�ncias", por ocasi�o da missa campal, na qual tamb�m denunciou a actua��o na cidade da camorra, da m�fia napolitana.

Bento XVI, que celebrou a missa na principal pra�a da cidade para milhares de fi�is, debaixo de vento e chuva, reconheceu que em N�poles, "para muitos, a vida n�o � pela raz�o da pobreza, falta de alojamento, desemprego e ou na falta de perspectivas do futuro".

"N�o se trata apenas do n�mero lament�vel de crimes da camorra, mas tamb�m do facto da viol�ncia tende a tornar-se uma mentalidade difusa insinuada na sociedade, particularmente na juventude", declarou o Papa durante a homilia.

Bento XVI pediu mais ac��es de preven��o na escola e no trabalho, no sentido de ajudar os jovens a ocuparem melhor o seu tempo livre.

"� preciso maior interven��o e envolvimento da todo o mundo no combate a todas as formas de viol�ncias e na transforma��o de mentalidades e de atitudes", afirmou. Depois da missa, o Papa encontrou-se com altos representantes de diversas religi�es, reunidos por iniciativa da comunidade cat�lica italiana de Santo Eg�dio, e pediu-lhes que trabalhem pela paz e a reconcilia��o dos povos.

Esta foi a primeira vez desde o in�cio de seu pontificado, em Abril de 2005, que Bento XVI encontrou-se com o patriarca ecum�nico ortodoxo Bartolomeu I, o arcebispo anglicano de Canterbury Rowan Williams, o grande rabino de Israel Yona Metzger e o �m� dos Emirados �rabes Unidos, Ibrahim Ezzedin.

"A Igreja cat�lica vai prosseguir com o di�logo para favorecer o entendimento entre as distintas culturas, tradi��es e sabedorias religiosas", anunciou.

O Papa visitar� tamb�m as rel�quias de S�o Javier, m�rtir do s�culo III, patrono da cidade, cujo sangue guardado deve ficar l�quido por milagre duas vezes por ano, na primavera e nas festa do santo, em Setembro