Comunità di S.Egidio


 

Ag�ncia Ecclesia

27/12/2007


Natal com os sem-abrigo

 

Estar junto como fam�lia, dando lugar a quem n�o tem. Neste esp�rito, n�o apenas de Natal, mas verdadeiramente solid�rio, a Comunidade de Santo Eg�dio em Portugal organizou o seu XVI almo�o de Natal.

Foram contabilizadas mais de duas centenas e meia de refei��es, mas "a partir de certa altura deix�mos de contar", confidencia Isabel Bento, representante da Comunidade de Santo Eg�dio em Portugal, � Ag�ncia ECCLESIA.

Um ambiente familiar e de serenidade descreveu a tarde do Mercado da Ribeira, em Lisboa.

O almo�o com os sem-abrigo da Comunidade de Santo Eg�dio � uma continuidade do relacionamento que esta comunidade mant�m com os mais necessitados. Duas vezes por semana os volunt�rios est�o com os sem-abrigo, servindo cerca de 250 refei��es semanais. "Porque n�o queremos que neste dia algu�m esteja sozinho" esta � uma forma "de dar cor ao servi�o que semanalmente fazemos com as pessoas", destaca Isabel Bento.

Esta � a "imagem mais bonita da Comunidade", porque, como Isabel Bento explica, esta refei��o "junta tudo". Ir para a rua, estar com os sem-abrigo durante a semana, dar alimentos, criar rela��es pessoais que crescem s�o ac��es menos vis�veis da Comunidade, mas semanais.

Relacionamentos que geram "pontes" e "coragem e for�a para dar volta � vida". Uma for�a que nem sempre � f�cil de obter dadas as dificuldades di�rias para "comer, procurar um tecto, ter os cuidados de higiene b�sicos".

Sem solu��es milagrosas, Isabel Bento garante que as respostas "vamos construindo juntos".

O fosso entre ricos e pobres � uma evid�ncia que a representante da Comunidade de Santo Eg�dio aponta como crescente em Portugal. Idosos sozinhos "que v�m para a rua para ter companhia", sem dinheiro para se alimentar, "muita fome e necessidade de aten��o", aponta. Tempo � uma preciosidade que a Comunidade tamb�m oferece. "Mais do que os julgar, � preciso ouvi-los".

A Comunidade de Santo Eg�dio quer combater a solidariedade natal�cia, porque "tamb�m eles sentem que nesta �poca todos est�o mais sens�veis, mas depois passa".

Quem n�o tem nada, "sente-se bem quando algu�m se lembra deles para fazer uma festa". Isabel Bento sublinha que os sem abrigo "est�o no centro do nosso Natal" e como os demais, tamb�m a Comunidade de Santo Eg�dio deseja passar em fam�lia, "com esta fam�lia com quem estamos o ano inteiro".