Comunità di S.Egidio


 

Ag�ncia Ecclesia

06/02/2008


Escolher Santo Eg�dio

 

A comunidade de Santo Eg�dio completa no pr�ximo dia 7 de Fevereiro os seus 40 anos. A comunidade nasce do encontro com as escrituras, postas no meio da vida, nasce de uma proposta pessoal e comum, para quem procura uma vida mais autentica: � o antigo convite de Jesus que dirige a cada gera��o e a cada um de n�s, o de sermos seus disc�pulos. � o convite a converter-se, deixando de viver s� para si mesmo e come�ar a ser, com liberdade, instrumento de um amor maior para todos homens e mulheres, e antes de mais, para com os pobres. Escutar e viver a Palavra de Deus como a coisa mais importante da nossa vida quer dizer aceitar seguirmos n�o a n�s mesmos mas sim ao Senhor. Esta foi uma escolha desde o in�cio da vida da comunidade.

Esta pode parecer uma escolha de vida ing�nua para muitos, mas uma vida simples n�o quer dizer ing�nua, pelo contr�rio. Viver com verdade e com a coragem de ir contra a corrente.

O mundo mudou muito, transformou-se ao longo destes 40 anos. Transformou-se a si mesmo, a queda do muro de Berlim, o 11 de Setembro. Se olharmos para o mundo de hoje vemos o qu�o profunda foi essa mudan�a, na vida das pessoas. A divis�o do mundo � cada vez mais marcada por este abismo de um mundo rico e um mundo do Sul pobre.

A vida dos homens mudou, mas este carisma do ser fiel ao Evangelho e de o tentar p�r sempre no centro da vida da comunidade, salvou-a tamb�m de muitas coisas. � uma escolha estar junto dos mais pobres. � uma escolha a ora��o. Foi uma escolha para Andrea Riccardi, desde a primeira hora, como foi para cada comunidade de Santo Eg�dio no Mundo.

De uma pequena comunidade romana, Santo Eg�dio, alargou-se ao mundo inteiro e tamb�m a Portugal.

E em Portugal n�o foi diferente, foi olhar para uma cidade e encontrar os pobres que tantas vezes n�o vemos, ou n�o queremos ver...� como que s� repar�ssemos neles quando � para nos lamentarmos. Mas n�s quisemos olhar para uma cidade que na �poca, em 1989, era cheia de bairros de lata onde tanta gente vivia sem quaisquer condi��es... era olhar em volta e perguntar-nos o que era poss�vel fazer. O encontro com os pobres, fez-nos entender que � um caminho de encontro pessoal - com o Senhor, na ora��o. E acreditamos que � nesta simplicidade que reside o caminho da mudan�a: estar dispon�veis para ajudar os outros s� com o que temos , ou seja disponibilidade e simplicidade . Jesus ia por pequenas aldeias da Galileia mostrando a sua disponibilidade, falava do Pai e dava testemunho de uma f�, vivida nas pequenas coisas, para a comunidade a simplicidade da vida vivida com os outros vem daqui. Da disponibilidade de cora��o, da escuta, da solidariedade, da ora��o.

A comunidade ajudou-nos a olhar para "cima dos montes" olhar mais alem de quem est� � nossa frente, e ver quem vive uma vida dif�cil. Foram as crian�as, os idosos, e os sem-abrigo. � perceber quem � aquele homem meio morto na estrada para Jerusal�m...! que no fundo pode ser cada um de n�s.

N�o somos diferentes dos pobres, dos estrangeiros, ou de quem quer que seja, somos homens e mulheres que precisam de amigos, de carinho, de sonhar por uma vida com mais dignidade. Viver desta forma, levou a comunidade de Santo Eg�dio a tantos caminhos, como aquele do dialogo inter-religioso, da paz, como em Mo�ambique ou o trabalho incans�vel por uma morat�ria mundial contra a pena de morte no mundo. Sem querer perder o sentido de p�r sempre no centro o que une, ou seja um Amor grande pela vida dos Homens!

Isabel Bento