Comunità di S.Egidio


 

Ultimo Segundo

07/04/2008


Papa afirma que os crist�os s�o objeto de persegui��o no s�culo XXI
Cidade do Vaticano, 7 abr (EFE).- O papa Bento XVI afirmou hoje durante sua visita ao Santu�rio Ecum�nico de S�o Bartolomeu, dedicado aos m�rtires contempor�neos, que no s�culo XXI os crist�os tamb�m s�o objeto de persegui��o.

 

O papa definiu sua visita ao templo, que fica na ilha Tiberina (centro de Roma), como "uma peregrina��o � mem�ria dos m�rtires".

Ele explicou que na bas�lica, onde s�o guardadas as rel�quias de dezenas de pessoas consideradas m�rtires pela Igreja Cat�lica, "se sente ressoar o eloq�ente testemunho dos que, n�o apenas durante o s�culo XX, mas tamb�m desde o in�cio da Igreja Cat�lica, ofereceram o mart�rio de sua vida a Cristo".

O pont�fice percorreu os seis altares e explicou que estes lembram os "crist�os ca�dos sob as viol�ncias totalit�rias do comunismo e do nazismo", assim como os "assassinatos nas Am�ricas, na �sia, na Oceania, na �frica, na Espanha e no M�xico".

Na bas�lica de S�o Bartolomeu se conservam as mem�rias e as rel�quias de indiv�duos como o bispo salvadorenho Oscar Arnulfo Romero ou o cardeal mexicano Juan Jes�s Posadas Ocampo.

Bento XVI tamb�m afirmou que "muitos deles ca�ram enquanto cumpriam a miss�o evangelizadora da Igreja" ou "se imolaram para n�o abandonarem os necessitados, os pobres e seus fi�is".

"A viol�ncia, os totalitarismos, a persegui��o e a brutalidade cega se revelam mais fortes, aplacando a voz dos testemunhos da f�, que podem humanamente aparecer derrotados na hist�ria. Entretanto, o Jesus ressuscitado ilumina seu testemunho e nos faz compreender o sentido do mart�rio", declarou o l�der da Igreja Cat�lica.

Foi ent�o que o pont�fice afirmou que o s�culo XXI "tamb�m come�ou sob o signo do mart�rio". Ele acrescentou que, "como Cristo, que os crist�os se tornam alvo de persegui��o quando s�o, verdadeiramente, o fermento, a luz e o sal da terra".

"A conviv�ncia fraterna, o amor, a f� e as decis�es a favor dos menores e pobres, que marcam a exist�ncia da comunidade crist�, suscitam uma violenta avers�o", declarou.

Bento XVI visitou S�o Bartolomeu para celebrar o 40� anivers�rio da Comunidade de Santo Eg�dio, associa��o cat�lica conhecida por suas media��es nos conflitos e por suas campanhas contra a pena de morte, e a quem o papa Jo�o Paulo II confiou a administra��o deste templo.

O papa atual agradeceu a esta comunidade por seu trabalho "pela aten��o aos �ltimos e pela busca da paz".

"Que o exemplo dos m�rtires que recordamos hoje continue guiando vossos passos, pois s�o os verdadeiros amigos de Deus e aut�nticos amigos da humanidade", declarou.

A Comunidade de Santo Eg�dio nasceu em Roma em 1968 e, atualmente, � um movimento de natureza laica que conta com 50 mil pessoas que trabalham em mais de 70 pa�ses.