ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Festa de São José, esposo de Maria, que com humildade "tomou consigo o Menino". Aniversário da inauguração do ministério pastoral do Papa Francisco. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 19 de Março

Festa de São José, esposo de Maria, que com humildade "tomou consigo o Menino". Aniversário da inauguração do ministério pastoral do Papa Francisco.


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São Mateus 1,16.18-21.24

Jacob gerou José, esposo de Maria,
da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

A Igreja celebra hoje a festa de São José, o esposo de Maria. Ele, descendente da casa de David, teve o papel de ligar Jesus à descendência davídica, de reunir as figuras dos patriarcas que, muitas vezes, tinham recebido em sonho a revelação de Deus e de fazer percorrer ao pequeno Jesus o caminho do êxodo do Egipto para a Terra Prometida, introduzindo-O plenamente na história de Israel para O tornar herdeiro das promessas. Homem do silêncio, José foi conhecendo dia após dia a vontade do Senhor e obedeceu. Uma antiga lenda diz que morreu numa grande paz que Lhe foi dada por Jesus. Por isso, na tradição ocidental começou-se bem depressa a invocá-lo para se receber em dádiva uma boa morte. As Igrejas do Oriente recordam-no juntamente com David e Tiago, irmão do Senhor, nos dias imediatamente a seguir ao Natal. A sua figura, ligada à infância de Jesus, recorda-nos a indispensável atitude de escuta que todo o crente deve ter, sobretudo, naqueles momentos em que as dificuldades parecem prevalecer. O trecho evangélico de Mateus conta-nos como é que José foi envolvido no mistério do nascimento de Jesus. O evangelista parece querer salientar a irregularidade do nascimento de Jesus. Fala de José e do drama, duplamente grave, que está a viver. Como marido traído, deveria celebrar um divórcio oficial (Maria apareceria como adúltera e, portanto, recusada e marginalizada pelos parentes e por todos os habitantes da aldeia). Obviamente, também Maria pensou nestas coisas quando ouviu o anúncio do anjo. E, no entanto, obedeceu. José, por seu lado, tinha decidido repudiar a sua jovem esposa, mas em segredo. No entanto, há um mais além de Deus que o anjo lhe revela. José escuta-o e compreende o que está a acontecer à sua volta e dentro dele. Torna-se, assim, discípulo do Evangelho. E o anjo continuou: "Chamá-lo-ás Jesus". José deve reconhecer e dar um nome àquele filho. Por isso, é a imagem do crente que sabe escutar e sabe acolher Jesus. Se escutarmos o Evangelho também nós conseguiremos acolher Jesus como o amigo dos nossos dias, de toda a nossa vida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO