Comunità di S.Egidio


Patriarcado
de Lisboa


Mosteiro dos Jer�nimos, Lisboa, 24/09/2000
Sauda��o da Comunidade de Sant'Egidio 
aos representantes das diferentes Igrejas presentes no XIII Encontro Internacional Homens e Religi�es

 

Sinto-me particularmente feliz por exprimir hoje, em nome da Comunidade de Sant'Egidio, a alegria de estar aqui, junto com a Igreja que est� em Lisboa, e ao seu Patriarca, a quem agrade�o de cora��o por esta experi�ncia de fraternidade e de trabalho comum. Com eles, estou particularmente contente em saudar e agradecer pela sua presen�a �s nossas irm�s e aos nossos irm�os, representantes de tantas Igrejas crist�s, provindos de todo o mundo.

N�o acontece todos os dias podermos ficar juntos, num v�nculo de m�tuo amor e de fraternidade, para rezarmos e trabalharmos juntos pela paz.

� um caminho de ora��o, amizade e di�logo, o que nos levou at� aqui.

� um caminho que tem as suas ra�zes no hist�rico Dia Mundial de Ora��o pela Paz convocado por Jo�o Paulo II, h� catorze anos, em Assis.

Desde ent�o a Comunidade de Sant'Egidio sentiu a responsabilidade e a alegria de continuar aquele "esp�rito de Assis", que se foi ampliando e atravessou a Europa de Bruxelas at� Mil�o, de Veneza at� Vars�via, de Roma at� Malta e Bucareste, e hoje em Lisboa. O mundo, atrav�s de v�s, hoje est� aqui, com as suas expectativas e os seus pedidos.

Todos n�s somos peregrinos � procura de paz. O nosso � um caminho ecum�nico que, como Jo�o Paulo II disse muitas vezes, "� irrevers�vel".

Esta � uma responsabilidade que n�o podemos eludir perante o mundo, enquanto estamos a entrar no Terceiro Mil�nio.

"Oceanos de paz, religi�es e culturas em di�logo". Este � o t�tulo empenhativo sob o qual nos reunimos para rezarmos, para juntos construirmos um mundo mais humano. A Comunidade de Sant'Egidio est� de boa vontade empenhada, sem reservas, neste caminho.

Que possam esta nossa ora��o e esta nossa amizade tornar-se compromisso de cada dia nas nossas comunidades: para que se realize, num tempo n�o long�nquo, a esperan�a de rezarmos juntos � volta de um �nico c�lice e de um �nico altar.

Chiara Turrini