De 18 a 20 de Setembro de 2014 realizar-se-á em Auschwitz-Cracóvia a quarta edição do Encontro Internacional "Jovens europeus para um mundo sem violência", promovido pela Comunidade de Sant’Egidio. O encontro contará com a presença de 1.000 jovens da Eslováquia,Geórgia, Hungria, Itália, Polónia, Roménia, República Checa, Rússia, Ucrânia.
A Comunidade de Sant’Egidio (www.santegidio.org ), uma associação internacional espalhada em setenta países do mundo com mais de 60.000 membros, está emraizada há mais de 20 anos nos países da Europa centro-oriental, especialmente entre os jovens , com actividades de solidariedade com os sectores mais fracos da população (sem-abrigo, idosos que vivem sozinhos, crianças nos internatos, Ciganos) e iniciativas culturais e civis, visada a promover a formação de uma cultura de solidariedade, convivência e diálogo.
Em 2008, 2010 e 2012 realizaram-se as edições anteriores, que tiveram a participação de milhares de jovens da Europa centro-oriental. A memória do horror da Segunda Guerra Mundial, o abismo da Shoah e do Porrajmos (o extermínio dos Ciganos Roma e Sinti), foi uma referência decisiva para neutralizar as manifestações de anti-semitismo, anticiganismo, a xenofobia e o racismo ainda comuns nas sociedades europeias. É uma urgência que se sente a nível não apenas europeu, mas global. Sant'Egidio leva à frente, há quinze anos, uma ativa obra de sensibilização e capacitação dos jovens da Europa centro-oriental, com a organização de congressos, seminários e cursos de palestras em escolas e universidades, eventos públicos, sobre questões do anti-semitismo , do anti-ciganismo, da discriminação racial para promover uma cultura da convivência entre pessoas diferentes, desafio crítico para o futuro da sociedade a nível europeu e global.
O encontro deste ano é marcado pela urgência da paz num mundo que é pontilhado com fogos de guerra, mesmo na Europa, com o conflito nas regiões orientais da Ucrânia. Realiza-se cem anos após a Primeira Guerra Mundial, quando milhões de jovens europeus foram mobilizados para ir e combater. O chegar dos jovens europeus em Auschwitz é uma mobilização pela paz. O evento é uma continuação do Encontro Internacional de Oração pela Paz, promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, que acaba de terminar em Antuérpia com a participação de mais de 300 líderes religiosos, políticos, intelectuais e humanistas e de milhares de jovens de todo o mundo. Os jovens convidados por Sant'Egidio buscarão na memória da Segunda Guerra Mundial, da Shoah e do Porrajmos, as razões para um futuro de paz numa Europa atingida pela guerra. Entre eles também jovens da Ucrânia e da Rússia unidos pelo desejo comum e a busca comum da paz.
O encontro de Auschwitz-Cracóvia é o resultado de um intenso trabalho preparatório nas escolas e nas universidades dos países envolvidos ao longo do ano lectivo 2013-2014. Através de palestras, seminários, reuniões com testemunhas, exibição de filmes foram atingidos cerca de 30.000 jovens (dos quais 6.000 na Ucrânia), nas escolas secundárias e nas principais universidades em várias cidades, incluindo Bratislava, Brno, Bucareste, Budapeste, Chmelnickij, Gyor, IvanoFrankivsk, Krasnoyarsk, Lviv, Kiev, Moscovo, Pecs, Praga, Roma, São Petersburgo, Satu Mare, Szczecin, Varsóvia.
O programa do IV Encontro Internacional prevê a intervenção de algumas testemunhas dos genocídios perpetrados pelos nazistas contra os judeus e contra os ciganos Roma e Sinti, durante a Segunda Guerra Mundial, que falarão aos jovens em duas assembleias em Cracóvia quinta-feira, 18 de Setembro:
- Rita Prigmore, mulher Sinti de Würzburg (Alemanha), vítima de experiências médicas nazistas;
- Mordechai Peled, judeu originário da Roménia, sobreviveu ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.
Sexta-feira, 19 de Setembro, depois de ter visitado o museu do campo de Auschwitz, os jovens realizarão uma cerimônia no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, onde, após uma marcha silenciosa colocarão coroas de flores no monumento das vítimas do campo e proclamarão em diversas línguas o apelo para um mundo sem violência.
______________
Durante o Encontro Internacional será enviados comunicados de imprensa.
Uma equipe de TV preparará reportagens (apenas de imagens) para os noticiários televisivos que poderão ser enviadas para as emissoras interessadas através da Internet, acompanhadas por comunicados explicativos. Os canais televisivos que estão interessados em receber os clips deve comunicar:
a) o formato e a compressão favoritos - a tripulação usará "Full HD";
b) o endereço do servidor para enviar o vídeo;
c) um e-mail e/ou telefone para avisar do envio do material. |