A Comunidade de Sant'Egidio de Bukavu, República Democrática do Congo, lançou em várias cidades do país uma campanha de mobilização popular em favor da vida e contra a pena de morte e todas as formas de violência.
A iniciativa visa sensibilizar a opinião pública do Congo, um país onde a pena de morte ainda está em vigor. Nestes dias várias cidades da província do Kivu do Sul estão a aderir à campanha "Cidades pela Vida": um facto particularmente importante num país como a República Democrática do Congo, cuja lei ainda prevê a pena de morte.
Muitos estudantes do ensino médio, juntamente com seus pais, participaram a duas conferências sobre a pena de morte realizadas na Câmara Municipal de Bagira, perto de Bukavu, refletindo sobre a forma de promover uma nova cultura da vida. Pela ocasião também foi lançada uma campanha de assinaturas para a abolição da pena de morte e contra todas as formas de violência, como os linchamentos, dramaticamente freqüentes na cidade.
Muitos tiveram a oportunidade de escutar a última mensagem do Papa Francisco contra esta prática bárbara e desumana, reafirmando que se deve sempre dar a todos uma chance de redenção, independentemente da culpa cometida: nenhuma autoridade pode ter poderes para dispor da vida dos outros homens. |