Para cada país afectado pela guerra ou a violência acende acende-se uma luz. Isso acontece todos os meses em Santa Maria in Trastevere e em todas as Comunidades de Sant'Egidio no mundo, na oração pela paz, uma oração "geográfica" que quer alcançar todos os lugares que estão a sofrer.
Ontem à noite, a oração, dedicada em particular para a paz na Colômbia, viu a participação de bispos e cardeais de todo o mundo: são os Padres Sinodais que, ficando em Roma para o trabalho do Sínodo sobre a família, participam nestes dias com freqüência na oração da noite. oram os Bispos a acender as luzes que lembravam os países em guerra.
Na maioria dos casos trata-se dos países que hospedam as dioceses deles com a qual eles compartilham dores e esperanças. E a invocação da Comunidade representa para cada um deles consolo e encorajamento.
A oração foi presidida pelo Arcebispo de Bogotá, Cardeal Rubén Salazar Gómez. Estavam presentes, entre outros, o Cardeal Ouédraugo (Burkina Faso), Cardeal Sturla Berhouet (Uruguai), Cardeal Njue (Quénia), Mons. Mitsuaki Takami (Japão), Mons. Nunez (Guatemala), Mons. Suharyo Hardjoatmodjo (Indonésia), Mons. Msusa (Malawi), Mons. Dembélé (Mali), Mons. Chimoio (Moçambique), Mons. Odama (Uganda) e Mons. Bui Van Doc (Vietname). |