Na imensa Jacarta, megalópole de 16 milhões de habitantes, congestionada por um enorme trânsito, centro de uma economia em expansão, mas também habitada por muitas pessoas pobres, muitas vezes sem-teto, foi inaugurada sábado, 14 de novembro a primeira mesa dos pobres de Sant'Egidio num país asiático.
Uma "Casa da Amizade" que oferece comida e abrigo. A inauguração foi um momento de festa para toda a família de Sant'Egidio: as crianças da Escola da Paz, os idosos, e muitos que vivem na rua.
Entre os amigos presentes, além do representante do arcebispo, também um dos líderes da maior associação muçulmana da Indonésia, a Nahdlatul Ulama, que tem mesmo aí em frente uma sua escola de de formação e uma mesquita.
A inauguração teve lugar no âmbito da visita de Andrea Riccardi às Comunidades da Indonésia, 25 anos após a chegada de Sant'Egidio neste País. Para a ocasião, cerca de 400 pessoas, vindas de 17 cidades de todo o arquipélago, se reuniram numa grande assembléia.
Comunidades chamadas a ser pontes entre as ilhas e entre homens e mulheres que a vida convulsiva de uma sociedade esmagada no mercado e na produtividade torna como ilhas.
"A alegria do Evangelho - disse-lhes Andrea Riccardi - não é ceder à propaganda que se repete todos os dias para pensar em si, mas lembrar-se que a felicidade é um alimento que se compartilha com os outros. O diálogo e a amizade são o segredo da paz".
|