A consciência do dever de cada cristão a contribuir para a promoção de uma cultura da vida, deu vida à campanha "Cidades pela Vida, contra a Pena de Morte" da Comunidade de Sant'Egidio.
Todos os anos, em 30 de Novembro, aniversário da primeira abolição da pena de morte num Estado europeu (o Grão-Ducado da Toscana em 1786) Sant'Egidio convida as cidades do mundo para expressar a sua oposição à pena de morte, iluminando um lugar significativo, para afirmar que "não há justiça sem vida". O Coliseu de Roma é o primeiro dos monumentos que se acenderam para dizer "sim" à vida. E a partir daí, a cada ano, retoma a nossa campanha.
Hoje, perante o desafio do terrorismo ou de outras emergências sociais, em alguns países, há a tentação de voltar para trás, invocando uma justiça que não é a favor da vida, na ilusão de que esta garanta um segurança que, pelo contrário, encontra-se somente com a paz.
Mas isso não é uma tendência mundial. A boa notícia é que, durante o Jubileu de misericórdia, mais de 200 cidades juntaram-se ao número das Cidades pela Vida, que são, até à data de hoje, 2153. E outras juntam-se a cada dia.
Para isso, renovamos o convite a todos os romanos ao Coliseu, Quarta-feira, dia 30 de Novembro às 18h30 para encontro com a participação também de testemunhas da campanha contra a pena de morte e ex-prisioneiros no corredor da morte (o programa final será publicado nos próximos dias)