DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO/ECUMENISMO

A Comunidade de Sant'Egidio vive o compromisso ecuménico como amizade, oração e busca de unidade entre cristãos de todo o mundo.
Desde o Dia Mundial de Oração pela Paz de Assis, convocada por S. João Paulo II em 1986, a Comunidade aceitou o convite final do Papa naquele encontro histórico: "Continuemos a difundir a mensagem de Paz e a viver o espírito de Assis.

Desde então, através de uma rede de amizade entre representantes de diferentes credos e culturas em mais de 60 países, a Comunidade tem promovido uma peregrinação de paz, que tem parado, ano após ano, em várias cidades europeias e mediterrâneas.

Aos dois encontros de Roma (1987 e 1988) seguiu-se o encontro de Varsóvia, com o título "War never again", em Setembro de 1989, por ocasião do 50º aniversário do início da Segunda Guerra Mundial. Em seguida, os encontros de Bari, Malta e, em 1992 quello o de Bruxelas "Europa, religiões, paz", sobre o tema da unidade europeia e a sua relação com o Sul do mundo.
Em 1993 a peregrinação parou Em Milão e, nos anos seguintes em Assis e depois em Florença.
Em 1995 realizou-se uma reunião especial em Jerusalém, no coração da Cidade Santa, sobre o tema "Juntos em Jerusalém: judeus, cristãos e muçulmanos".
Após a conferência de Roma e a de Pádua-Veneza, em1998 o excepcional Encontro de Bucareste "A paz é o nome de Deus: Deus, homem, povos", pela primeira vez organizado pela Comunidade juntamente com a Igreja Ortodoxa da Roménia.
O Papa João Paulo II escreveu no "Novo Millennio Ineunte": "... coloca-se o grande desafio do diálogo inter-religioso, no qual o novo século nos verá ainda empenhados (...) O diálogo deve continuar".
Os encontros têm-se sucedido ao longo dos anos em Génova (1999), Lisboa (2000), Barcelona (2001), Palermo (2002), Aachen (2003), Milão (2004), Lione (2005), Washington (2006), Assisi (2006), dove furono celebrati i 20 anni dallo storico incontro di Assisi 1986.
Em Nápoles, em 2007 o Papa Bento XVI reiterou: " No respeito pelas diferenças das várias religiões, somos todos chamados a trabalhar pela paz e por um compromisso activo para promover a reconciliação entre os povos. Este é o autêntico "espírito de Assis", que se opõe a todas as formas de violência e ao abuso da religião como pretexto para a violência (...) A Igreja Católica pretende continuar no caminho do diálogo para favorecer a compreensão entre as diferentes culturas, tradições e sabedorias religiosas".
Em 2008, o encontro teve lugar na ilha de CChipre, com o título A Civilização da Paz.
Em 2009, setenta anos após o início da Segunda Guerra Mundial, a peregrinação de paz alcança Cracóvia, a cidade de João Paulo II, na Polónia. O Encontro, com o título "O Espírito de Assis em Cracóvia", realiza-se de 6 a 8 de Setembro de 2009.
O "Espírito de Assis" regressa a Espanha em 2010, em Barcelona. Numa época difícil, de crises económicas e conflitos regionais que tornam as pessoas incertas, assustadas e confusas, as religiões questionam-se para reencontrar no diálogo as energias espirituais a oferecer a um mundo sem visões e, portanto, sem futuro. Numerosos cardeais estiveram presentes, com presenças ecuménicas significativas, desde o Patriarcado de Moscovo ao Conselho Ecuménico das Igrejas, com presenças nas cimeiras da Federação Luterana Mundial e do Conselho Metodista Mundial. Importantes são as presenças judaica e muçulmana (de 16 países) e as grandes religiões asiáticas. Foi em seguida Munique de Baviera,na Alemanha, a cidade europeia alcançada em 2011 pelo Espírito de Assis. O título do encontro "Viver juntos - o nosso destino" recordou-nos o laço entre as religiões e entre os povos face aos desafios da paz e do viver juntos. Em 2012 em Sarajevo, a seguir de novo em Roma (2013), em Antuérpia (2014), em Tirana in Albânia (2015), em Assis (2016), a Münster - Osnabrück (2017), em 2018 em Bolonha para construir juntos Pontes de Paz. Em 2019 em Madrid para Paz sem Fronteiras.

Em Roma, a 20 de Outubro de 2020, para "Ninguém se salva sozinho. Paz e fraternidade".

NEWS #Interfaith dialogue #Ecumenism