A Comunidade de Sant'Egidio de Beira há anos acolhe todos os sábados nos seus locais cerca de 400 mendigos, pela maioria idosos ou deficientes, acompanhados por algumas crianças.
Para muitos idosos, de facto, sem receber salário de reforma e muitas vezes abandonados pelos familiares que lhes consideram de feiticeiros, não fica outro meio, a não ser a mendicidade, para sobreviver. A Comunidade acolhe-os sempre num clima de festa e de amizade, fala com todos, visita-os nos lugares onde vivem e procura encontrar soluções ou as maneiras para eles serem acolhidos novamente pelos seus familiares.
Ao longo das celebrações de 4 de Outubro deste ano, vigésimo da paz, o valor do ofertório realizado durante o “Culto Ecuménico”, foi entregue pelo Governador de Sofala à Comunidade de Sant’Egidio.
Numa época, como a actual, onde cresce o desprezo para os idosos e para os mendigos – em todo o País ainda è activa una campanha contra a mendicidade, que afinal se tornou contra os mendigos – pareceu gesto significativo utilizar o valor do ofértorio para oferecer, de forma pública, comida e sabão a quem é mais marginalizado e necessitado.
De facto, na mensagem para o dia 4 de Outubro, as Comunidades de Sant’Egidio em Moçambique recordaram que: “Preservar a paz em Moçambique, hoje quer dizer preocupar-se para o bem comum e não apenas pelo bem-estar individual que impele os homens e as mulheres a serem individualistas e a desprezarem os que são diferentes deles e sobretudo os mais pobres e marginalizados. ...Grande é a tentação de pensar em si e de culpar os outros pelas próprias dificuldades. Às vezes utilizam-se, para tal, os pobres como “bode expiatório” de todos os problemas.
Por exemplo, a presença de pessoas, que pedem esmola pelas ruas das cidades, muitas vezes é apresentada como uma grande inquietação, enquanto os verdadeiros problemas são outros”.
Importante foi a presença dos mídia que documentaram o evento e intrevistaram os idosos, que tiveram a oportunidade de contar as suas histórias e de descrever os problemas das suas condições. |