João Paulo II tornou-se antes beato e depois santo num tempo incrivelmente rápido. Poucos meses depois da morte, abriu-se sua causa de beatificação, graças a uma dispensa do Papa Bento XVI. Finalmente, em 2011, seis anos após a sua morte, o papa proclamou-o beatificado. Por sua vez, Francisco decidiu a canonização de João Paulo II. Ele quis que a cerimônia foisse celebrada em 2014, ao mesmo tempo daquela de João XXIII. Menos de dez anos depois de sua morte, Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II já é um santo pela Igreja Católica.
A santidade nunca chegou tão rapidamente para um papa. Pio X, o único papa santo do século XX antes de João XXIII e de João Paulo II, teve que esperar 40 anos depois da sua morte para ser canonizado em 1954 pelo Papa Pio XII (tinha sido beatificado em 1951).
João XXIII foi canonizado pela dispensa do milagre por parte de Francisco, que considerou que o Concílio fosse o verdadeiro milagre deste pontífice. Mas, mesmo no caso do Papa Roncalli, passaram 50 anos desde a sua morte.
A prática normal (cautelosa e lenta) destaca o caráter excepcional do caso de Karol Wojtyla na história da Igreja nos últimos séculos.
|