O Presidente da Comunidade de Sant'Egidio Professor Marco Impagliazzo expressou seu mais profundo apreço pela posição tomada contra a pena de morte pelo Nahdlatul Ulama, uma das maiores organizações islâmicas independentes do mundo, que tem a sua sede na Indonésia e representa mais de 30 milhões de pessoas.
"O Nahdlatul Ulama - declarou Impagliazzo - afirma publicamente que a pena de morte contradiz os valores dos direitos humanos, e se junta à batalha da Comunidade de Sant'Egidio para uma moratória sobre a pena de morte. É de bom grado que expresso o meu apreço por esta posição importante, que amplia significativamente a frente daqueles que pedem o abandono desta prática desumana e cruel".
"A luta por um mundo sem pena de morte vai para além dos limites políticos, religiosos, culturais, e o forte 'não' que hoje vem do mundo islâmico incentiva todos nós" - acrescentou o presidente Impagliazzo lembrando o próximo compromisso na Assembléia Geral das Nações Unidas que no Outono vai votar sobre a moratória. "As execuções - concluiu Marco Impagliazzo - são a resposta fácil para os medos de um mundo inseguro; enquanto que a melhor resposta para a insegurança do nosso tempo é a paz. "
Roma, 24 de junho de 2014
|