| 4 Tetor 2010 |
Bento XVI: "Religiões instrumentos de promoção da paz" |
|
As religiões são cada vez mais um instrumento de promoção da paz e a dignidade humana. É o chamado que o Papa enviou a Barcelona, com uma mensagem assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, por ocasião da abertura do Encontro Internacional pela Paz organizado pela Comunidade de Santo Egídio, este ano intitulado “Viver juntos em um tempo de crise”.
“Em um tempo difícil de crises e conflitos, as religiões são chamadas a realizar a sua especial vocação de serviço à paz e à convivência”. É a especial saudação que o Papa dirigiu à Comunidade de Sant'Egidio, que abriu ontem em Barcelona a edição 2010 do Encontro Internacional pela Paz. São as religiões, escreveu na mensagem Bento XVI, a ajudar “toda a sociedade a promover a dignidade inviolável de cada ser humano”.
O Papa assinala que “todos os povos, para viver uma verdadeira comunidade de irmãos e irmãs, precisam se inspirar e apoiar-se no comum fundamento de valores espirituais e éticos”. A todos os participantes na Missa de abertura do encontro, Bento XVI recordou que “o serviço desinteressado à paz exige por parte de todos aqueles que crêem o compromisso inevitável e prioritário da oração”. Porque é na oração que nós aprendemos “a linguagem da paz e do respeito, fortalecendo a semente da paz que o próprio Deus implantou nos corações dos homens e que constitui para além das diferenças de raça, cultura e religião, o anseio mais profundo do ser humano”.
E na oração que podem “encontrar novas forças espirituais para não deixar-se vencer pelas dificuldades ou pelas ciladas do mal e não desanimar no necessário caminho de diálogo”. Esse diálogo, conclui a mensagem, “que elimine definitivamente mal-entendidos e desconfianças e, finalmente, nos permita continuar a construir como irmãos e membros da mesma família humana o caminho da convivência harmoniosa”.
O Encontro Mundial Homens e Religiões, desde 1987, a cada ano, repropõe o espírito de Assis, nas pegadas do encontro histórico de João Paulo II com os líderes das principais religiões do mundo. O encontro teve início ontem na capital catalã, com uma Santa Missa na Igreja de Santa Maria del Mar.
|
|
|