change language
you are in: home - ecumenis...diÁlogo - encontro...pela paz - assisi 2...or peace newsletterlink

Support the Community

  

'Fazer Paz - a diplomacia de Sant'Egidio' está a venda

Na véspera do Quinquagésimo, um livro para entender o trabalho para a paz de Sant'Egidio

As palavras do Papa Francisco na marcha Paz em todas as terras


 
printable version
September 20 2016 17:15 | Piazza San Francesco

Intervenção de BartolomeuI



Bartolomeo I


Santidade.

Eminências, Excelências,

Ilustres representantes das religiões e das culturas,

Todas as autoridades,

Irmãos e Irmãs,

Este Encontro Internacional que permitiu o encontro de todos nós, deu-nos mais uma vez a oportunidade de nos olharmos nos olhos, de falar francamente, de nos ouvirmos uns aos outros, de desfrutar da riqueza uns dos outros, e, fundamentalmente, de ser "Amigos". E, vendo esta amizade, que é um verdadeiro amor desinteressado uns pelos outros, a nossa sede de paz encontra o seu conforto. Para beber, porque a paz é livre, profunda, intrínseca do coração de cada ser humano, à imagem e semelhança de Deus para os crentes, ou forma a família humana para as culturas e o pensamento laico..

Não fizemos apenas a comemoração de  um evento extraordinário realizado pelos nossos predecessores à trinta anos atrás, mas renovámos o nosso compromisso com a paz com um espírito novo, em amizade, com gestos corajosos, abrindo novos caminhos para o diálogo e a colaboração entre as culturas e as grandes famílias religiosas do mundo.

A Paz, no entanto, precisa de alguns eixos estruturantes para que a possam apoiar, mesmo quando é colocada em perigo.

Não pode haver paz sem respeito e reconhecimento mútuo, não pode haver paz sem justiça, não pode haver paz sem uma cooperação profícua entre todos os povos do mundo. 

Nestes anos revimos maiorias étnicas, religiosas, culturais que intervêm nas minorias que conhecem, um corpo estranho, perigoso para a própria integridade e, portanto, a ser marginalizado, expulso e, por vezes, infelizmente, também a ser aniquilado. Vemos minorias que, por medo de desaparecer, se fecham no seu gueto, têm medo do confronto, que demasiadas vezes se torna violento. E isso causa desconforto, leva à migração em massa e cria problemas de acolhimento, solidariedade e humanidade.

Mas a paz necessita também de justiça. 

Justiça é uma economia global renovada, atenta às necessidades dos mais pobres; É observar a condição do nosso planeta, a proteção do seu ambiente natural, que é a obra de Deus para os crentes, mas que é casa comum para todos. Significa também salvaguardar as tradições culturais, religiosas, artísticas, de todos os povos da terra. Significa ter a capacidade de uma solidariedade que não é assistência mas é sentir a necessidade a dor e a alegria do outro, como nossa. Justiça é ser coerente com o que professamos e acreditamos, mas capazes de dialogar com o outro, capazes de ver a riqueza do outro, capazes de não dominar o outro, capazes de não nos sentirmos superiores ou inferiores ao nosso próximo. Justiça é garantir que todo o mundo continue a viver na terra dos seus antepassados, em paz e amor, que possa voltar para a sua casa para o crescimento da sociedade humana. 

Assim sendo a paz vem do conhecimento e colaboração mútua. Como fés, como Cultura Laicas, como seres humanos, devemos hoje reviver tudo isso, de uma forma nova, com novos gestos.

No entanto, acreditamos ser indispensável, quando voltarmos para as nossas casas, que cada família religiosa, cada cultura, - neste precioso momento histórico – tenha a necessidade de olhar para si mesma; acreditamos que é necessária, em relação a cada crença religiosa ou laica, uma autocrítica e auto-análise. Temos de ser capazes de nos perguntarmos, “onde podemos ter errado?”, ou “onde não temos estado suficientemente atentos?”, “porque surgiram os fundamentalismos que ameaçam não apenas o diálogo com o outro, mas também o diálogo interno de cada um de nós, a nossa própria coexistência?”. Temos de ser capazes de isolá-los, de purificá-los, à luz das nossas fés, de transformá-los em riqueza para todos.

Se soubermos fazer isto o diálogo tornar-se-á real, vital, porque a colaboração não será esmagadora, mas a possibilidade de intervir em conjunto na história, possibilidade de escrever juntos os nossos destinos. Temos o dever de trabalhar juntos na salvaguarda de cada ser humano,  desde a sua conceção até ao seu fim natural, respeitando cada fase da sua vida. Temos o dever de nos esforçarmos para salvaguardar a nossa casa comum e tudo o que nela está. Porque Deus, na Sua criação não quis uma só planta, um só animal, um só homem, um só planeta, uma só estrela, quis-nos muitos, diferentes, cada um com a sua própria especificidade e as suas peculiaridades, todos interligados numa comunhão de propósitos e de amor. É esta a riqueza que devemos anunciar, salvaguardar e viver juntos..

#peaceispossible #thirstforpeace
PROGRAMME

ASSOCIATED PRESS
February 8 2018
Avvenire
Il sociologo Bauman al Papa: «Sei la luce in fondo al tunnel» La testimonianza di Riccardi
October 29 2016
La Civiltà Cattolica
Intervista a Papa Francesco in occasione del viaggio apostolico in Svezia
October 5 2016
Avvenire
Marco Impagliazzo: Nel tempo del noi
October 2 2016
Avvenire
Quale accoglienza? Il metodo «adottivo» che emerge da Assisi
September 30 2016
Vida Nueva
Marco Impagliazzo: “Los líderes musulmanes deben denunciar con más valentía el terrorismo”
all press-related


Giovani x la Pace