Domingo 4 de Janeiro realizou-se em Mutarule, na região de Uvira, no Kivu do Sul, um dia de oração pela paz, que envolveu todas as religiões e as diferentes denominações cristãs da área.
Apenas um ano atrás, nesta área ocorreram confrontos étnicos que opuseram Bafuliru e Barundi e causaram 36 mortes.
A iniciativa da Comunidade de Sant'Egidio e do Bispo de Uvira Dom Sebastien Muyengo foi uma oportunidade para devolver esperança a uma área que o ódio e a violência tornaram inóspita deserta, e para lançar um movimento pela paz e a coexistência entre grupos étnicos, mostrando que a religião não pode ser manipulada para começar uma guerra. Todas as tribos da região estiveram presentes e assinaram com os representantes religiosos o apelo pela paz de 2015 promovido pela Comunidade, "Paz em todas as terras".
Estiveram presentes, com o bispo católico, os representantes da Comunhão Anglicana, da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Alexandria, a Igreja Luterana, Pentecostal e Kimbanguista, os representantes do Islão, bem como os chefes tradicionais e o Administrador do Território com o Procurador-Geral o Tribunal de Uvira e os chefes das Forças Armadas do governo da área.
Após a assinatura, os líderes religiosos, em procissão, foram para o cemitério onde colocaram flores e acenderam luzes para lembrar as vítimas e deixar um sinal de memória porque esses massacres já não devem ocorrer. |