Foi lançada hoje em Tirana a 28ª edição do Encontro Internacional pela Paz, a ser realizada a convite da Comunidade de Sant'Egidio de 6 a 8 de Setembro de 2015. Mais de 400 líderes religiosos de 60 países reunir-se-ão na capital da Albânia para viver o Espírito de Assis, num País que, como disse o Papa Francisco na sua visita em Setembro, é um "modelo" de convivência e irmandade entre as religiões.
No lançamento do encontro "A paz é sempre possível", que vem 20 anos depois do fim da guerra nos Balcãs, interviram Erion Veliaj, Ministro dos Assuntos Sociais, Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, o Bispo da Igreja Ortodoxa Autocéfala da Albânia Andon Merdani e o Bispo Lucjan Avgustini em nome da Conferência Episcopal da Albânia. Tomaram a palavra também representantes da Comunidade Islâmica da Albânia e da Bektashi mundial que expressaram o total apoio deles e a própria alegria pela iniciativa.
“Em Setembro a Albânia - disse Marco Impagliazzo - será a capital mundial do diálogo entre as religiões. Nós estamos contentes por termos escolhido este País, com o qual Sant'Egidio tem trinta anos de amizade, porque foi a pátria de muitos mártires das diferentes religiões e porque mostra a harmonia entre as religiões, mensagem decisiva neste momento”.
A partir do grande Dia Mundial de Oração pela Paz, convocado em Outubro de 1986 por João Paulo II em Assis, a Comunidade de Sant'Egidio promoveu todos os anos em várias cidades europeias, um encontro inter-religioso a nível internacional.
Criou-se ao longo do tempo uma vasta rede de amizade, compreensão e diálogo entre as religiões - ainda mais valiosa hoje contra toda a violência e a guerra feita em nome de Deus - à qual se juntaram muitos líderes religiosos e personalidades do mundo da cultura.
|