Papa Francisco ontem visitou a paróquia de Torbellamonaca, um bairro na periferia de Roma, recebido com entusiasmo pelo povo. Na praça, animada e festiva, havia também muitos da Comunidade de Sant'Egidio: os Amigos, pessoas com deficiência que aqui em Torbellamonaca criaram o Museu Laboratório de Arte Experimental, os Jovens pela Paz e as crianças da Escola da Paz, e muitos idosos.
Ao longo do caminho paea a paróquia, o Papa Francisco, atraído pelo dístico da Escola da Paz, foi se encontrar com eles, e abençoou as crianças e os jovens.
Na capela das Irmãs de Santa Joana Antide em que o esperavam doentes e pessoas com deficiência, parou um longo tempo com cada um. Os amigos contaram de si e da Comunidade: "Nós temos uma belíssima casa aqui em Torbellamonaca: vêm as crianças, os jovens, os idosos, nós com deficiência. Estamos muito bem juntos!". "Eu era uma criança da Escola da Paz, agora estou a trabalhar na Trattoria dos Amici em Trastevere". O papa, ao deirigir-se para eles disse: "Eu abençoo-vos. Ide em frente assim". Os amigos ofereceram ao papa Francisco uma pintura realizada por uma das artistas (Marianna Caprioletti) que retrata São Francisco e o lobo de Gúbio: a oração e a misericórdia libertam a cidade da violência.
O papa ficou em seguida com os idosos. A uma deles, com mais de 90 anos de idade disse: "Senhora, não diga:" Eu sou velha", diga:" Eu sou duas vezes jovem".
Ao encontrar o Conselho Pastoral, onde participam adultos e jovens da Comunidade, o papa disse: "Anunciemos Jesus Cristo com os gestos: também com as palavras, mas antes com os gestos. Com a proximidade ... Aproximai-vos. Não tenhais medo da proximidade. Não tenhais medo das carícias: acariciai as pessoas, os doentes, os solitários, mesmo aqueles que merecem o título de 'miserável': acariciai-lhes, tal como Deus nos acariciou. Proximidade, carícias, amor. E ide em frente por este caminho. E obrigado, obrigado, obrigado pelo que fazeis ... E orai por mim ... O que isso significa? Com o coração aproximai-vos de mim, que eu também preciso das vossas carícias e orações!".