Dias de encontro e de diálogo na Indonésia, para a delegação da Comunidade de Sant'Egidio liderada por Andrea Riccardi, que está a visitar o país que tem a presença muçulmana mais populosa do mundo, e tem uma tradição de pluralismo e coexistência pacífica. Aqui, a Comunidade de Sant'Egidio está presente há 25 anos, em 17 cidades.
Como viver o convite do Papa Francisco para uma igreja em saída, que possa abraçar um mundo tão complexo como este vasto e arquipélago? Em volta desta questão, desenvolveu-se o e ncontro de Andrea Riccardi com a Conferência Episcopal da Indonésia, reunida em Jakarta.
Também com o Presidente da Nahdalatul Ulama, uma das maiores organizações muçulmanas no mundo, enfrentou-se o problema de como proteger a sociedade contra forças extremistas que podem surgir em indivíduos sozinhos e desorientados. Marsudi Syuhud - que recolheu a herança espiritual de Abdurrahma Wahid, um homem de paz e de diálogo, um grande amigo de Sant'Egidio - reafirmou o compromisso para um diálogo da vida, que se desenvolva numa colaboração diária.
Cooperação para a promoção da justiça e da luta contra a pobreza também foram o foco do encontro de Andrea Riccardi com o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, promotor do processo de paz em Banda Aceh, que agradeceu as iniciativas a favor da paz da Comunidade de Sant'Egidio, reiterando o interesse em desenvolver a cooperação.
Com os bispos da Conferência Episcopal da Indonésia
|
Na sede da Nahdlatul Ulama
|
|
|
|