change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
18 Novembro 2015 | LAHORE, PAQUISTÃO

Sede lugares de amizade e de paz junto às cruzes dos pobres: a visita de Andrea Riccardi às Comunidade no Paquistão

 
versão para impressão

Andrea Riccardivisitou nestes dias as Comunidades de Sant'Egidio do Paquistão que, para a ocasião, se reuniram, vindas de 12 cidades, em Lahore, capital do Punjab.

Havia grande alegria e grandes expectativas para esta visita, sinal do amor e da proximidade de toda a Comunidade para os cristãos do Paquistão, uma minoria (2% da população) num país quase todos muçulmano, que vive em situações muitas vezes muito difíceis. "Nenhuma comunidade nunca será esquecida - disse Andrea Riccardi, que acrescentou: Há uma missão de Sant'Egidio neste País, se reunir-se em volta das muitas cruzes da vida dos pobres, de qualquer religião que sejam, e construir lugares de amizade e de paz para todos".

Um destes lugares é a escola da paz de Yohannabad, um bairro predominantemente cristão na extrema periferia de Lahore. A casa da Comunidade é um oásis onde tantos meninos e meninas encontraram o calor de uma família e o apoio para a sua educação. No Paquistão, de facto, a taxa de analfabetismo é alta e o acesso à educação é uma questão-chave também para ajudar os cristãos a escapar de uma situação de minoria.

Aqui, em março passado, um grave atentado atingiu duas igrejas, católica e protestante. Uma criança da escola de paz, Abish, foi morto. O encontro de Andrea Riccardi com a sua família foi um sinal do grande carinho e motivo de consolo para sua grande dor.

Para apoiar o acesso aos estudos dos jovens cristãos, a Comunidade criou um programa, "Direito à escola, direito ao o futuro", que oferece bolsas de estudo para o ensino médio para meninos e meninas cristãos que vêm de famílias pobres.

A delegação da Comunidade, juntamente com Andrea Riccardi, visitou uma das escolas onde o programa tem lugar. A St. Anthony High School. O entusiasmo dos professores e dos alunos que surgiu na crimonia festiva - mas também solene - organizada para a ocasião, foi uma evidência clara da importância de continuar este apoio para a educação dos jovens paquistaneses.


 A família de Abish