“Evangelho na periferia “: este è o titulo de dois encontros que tiveram lugar em Roma nas passadas semanas, para recordar os quarenta anos da presença da comunidade de Sant’ Egídio nos bairros de Primavalle e Garbatella.
Através de filmes e testemunhos percorreu-se a história de 40 anos de solidariedade e de comunicação do evangelho, que tomou formas diferentes nas estações históricas e que transformaram a periferia de uma cidade.
Foi feita uma reflexão em várias vozes sobre aquela “escolha da periferia” que caracterizou Sant’Egídio desde as origens, tornando-a hoje uma realidade presente junto aos pobres e aos “periféricos” de tantos lugares do mundo.
As músicas e os cantos das Bandas dos Jovens pela Paz de Sant'Egídio, os Sound for Peace, acompanharam estes dias de encontro, nos quais participaram tantos amigos: jovens, famílias, mas também religiosos, representantes dos municípios, associações, e tantos com os quais a Comunidade se desenvolveu.
Também os bispos auxiliares do sector oeste, dom Benedetto Tuzia (na foto) , e do sector sul, dom Paolo Schiavon, quiseram, com as sua saudações, acompanhar estes momentos de festa e encorajar o empenho de Sant'Egídio numa cidade onde, se bem que não exista mais a marginalidade das “Bairros de periferia” , existe no entanto a necessidade de continuar a trabalhar para religar um tecido humano, para promover a integração e a solidariedade, tão mais necessárias num momento de crise.
Nos encontros, que tiveram lugar respectivamente no Teatro Andrea D’Aloe e no Teatro Palladium, participaram mais de 1200 pessoas.