Há mais de trinta anos se alastra um conflito entre o governo do Senegal e o Movimento pelas Forças Democráticas pela Casamance (MFD) que leva a cabo acções de guerrilha reivindicando a independência da região. A Comunidade de Sant'Egidio é mediadora oficial entre o governo do Senegal e o MFDC, e uma primeira ronda de negociações de paz teve lugar em Roma, na sede da Comunidade de Sant’ Egidio, a 14 de Outubro de 2012.
Ns últimos anos alguns soldados do exército senegalês têm sido capturados pelo MFDC. A Comunidade de Sant'Egidio pediu a sua libertação ao líder do MFDC, Salif Sadiò, como acção humanitária visando a criação de um clima favorável para as negociações.
Salif Sadiò aderiu à iniciativa e hoje, 8 de Dezembro de 2012, no território da Casamance, entregou os prisoneiros a uma delegação da Comunidade de SAnt’ Egidio composta por d. Angelo Romano e Mauro Garofalo, com a presença dos representantes da Cruz Vermelha Internacional.
A delegação da Comunidade de Sant'Egidio, com a colaboração e o suporte das autoridades do Gâmbia e da Cruz Vermelha Internacional, acompanhou o grupo de prisoneiros no território da República do Gâmbia e os entregou ao Chargé d'Affaires da República do Senegal, S.E. Diallo, junto do Haut Commissariat de Banjul, que dará os passos necessários para o seu repatriamento.
A Comunidade de Sant'Egidio espressa a sua profonda satisfação pelo acção humanitária de fundamental importância por uma resolução pacífica da crise casamancese.
Para saber mais:
don Angelo Romano 220 7514980
Mauro Garofalo 220 7488002 |