A Comunidade de Sant’Egidio manifesta a sua profunda satisfação com as recentes declarações feitas pelo chefe do Movimento das Forças Democráticas de Casamança ( MFDC ), Salif Sadiò, que afirmou de ter a vontade de respeitar o acordo assinado em 22 de Fevereiro de 2014 em Sant’Egidio, que se refere às "medidas de confiança mútua", que obriga as partes a "ter uma conduta que possa ajudar as negociações para o retorno da paz em Casamança e reduzir o sofrimento da população". Sadio declarou de ter imposto aos seus combatentes um "cessar-fogo unilateral" como implementação dos compromissos assumidos.
A implementação dos compromissos assumidos por ambas as partes procede de modo encorajador; acordo sobre as "medidas de confiança mútua" prevê a livre circulação dos membros do MFDC no âmbito das negociações de paz, e a Comunidade de Sant'Egidio observa que este compromisso foi mantido pelo Governo do Senegal; de Fevereiro a hoje foram organizados pela liderança do MFDC dois encontros com a população, relacionados com o processo de paz, que se tornaram possíveis graças aos compromissos assumidos.
A Comunidade de Sant’Egidio saúda os esforços que ambos os lados estão a fazer, e continua o seu compromisso para uma solução definitiva do conflito em Casamança. |