ROMA – Chegou na XXVIII edição o Encontro Internacional Homens e Religiões, promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, que terá lugar de 7 a 9 de Setembro, na Bélgica em Antwerpen (Antuérpia), com o tema "A paz é o futuro: religiões e culturas em diálogo cem anos após a Primeira Guerra Mundial".
A escolha do lugar, no trágico aniversário de um conflito que ensangrentou a Europa inteira, responde à necessidade de trazer o "espírito de Assis" no mundo de hoje, sem perder a memória da história, mas também sem renunciar ao compromisso no presente, que nos pede para "manter acesa a lâmpada da esperança, ao rezar e trabalhar pela paz", como disse o Papa Francisco ao receber em audiência os participantes do encontro de Roma a 30 de Setembro de 2013. Sob essa chave, o Encontro de Antuérpia visa atender a crescente necessidade de diálogo para a paz, e não se destina a contornar uma reflexão necessária sobre as crises contemporâneas, sobre o tema dramaticamente actual da perseguição aos cristãos, e os riscos de uma justificação religiosa da violência.
Além de chamar a atenção para o conflito e as tensões internacionais em curso, bem como a responsabilidade das religiões e das pessoas de boa vontade na construção de um mundo solidário onde possa crescer uma cultura de tolerância e de vida, o congresso vai abordar, entre outras, as questões do desenvolvimento sustentável, da imigração, da pobreza, da educação para a paz, do martírio no tempo presente, da violência de origem religiosa, da unidade dos cristãos, do diálogo com o Islã. Juntamente com personalidades do mundo católico, da cultura e do diálogo inter-religioso, participarão no encontro os membros recém-eleitos das instituições europeias.
O gabinete de imprensa do Encontro Internacional "A paz é o futuro" estará aberto de quinta-feira 4 de Setembro em Lombardenstraat 28, 2000 Antwerpen (Antuérpia) |