No início de 2014, graças à recolha realizada entre todas asComunidades de Sant'Egidio no mundo, foi lançado o programa "Direito à educação, direito ao futuro" no Paquistão. Nestes dias, os primeiros alunos que beneficiaram do programa concluiram com êxito o primeiro semestre.
Com este programa, Sant'Egidio quer oferecer apoio para os alunos que têm um bom sucesso escolar, mas como vêm de famílias muito pobres (a maioria cristã), não podem aceder aos níveis mais elevados da educação e, portanto, permanecem num estado de marginalidade social.
O sistema de educação no Paquistão, na verdade, fornece uma escola básica de 8 anos, em seguida um período de dois anos, que permite o acesso à universidade.
É mesmo nestes dois anos que os custos de matrícula e frequência escolar se tornam muito mais caros, e muitos estudantes abandonam a escola, deixando para sempre a possibilidade de acesso a um bom nível profissional.
Além disso, estudos mais elevados exigem um bom conhecimento não só do idioma urdu, mas também do Inglês, cuja prática é escassa entre os mais pobres.
"Direito à escola, direito o Futuro" ajuda jovens cristãos pobres a frequentar escolas que lhes permitam uma boa qualidade de estudos, a garantia de um futuro em que terá acesso a empregos qualificados. Um passo importante para superar a discriminação com que muitas vezes foram marcados, não apenas por motivos religiosos, mas também sócio-culturais. Éna escola, na verdade, que se prepara o futuro deles.
O programa foi iniciado em 4 escolas, quer femininas quer masculinas, das cidades de Lahore e Sargodha e no segundo semestre também vai começar a Faisalabad.
Nestes dias, uma pessoa responsável pela Comunidade de Sant’Egidio do Paquistão atende às famílias e os estudantes, para garantir o desempenho acadêmico de cada um deles, identificar as necessidades e encorajar a frequentar e a se empenharame em estudar. Além do apoio para os alunos, de facto, o programa também oferece monitoramento ativo de toda a família (nas fotos um emcontro com as famílias), para que os pais se sintam motivados a fazer continuar os estudos para seus filhos.
|
|
Os alunos da St. Peter Boys High School de Sargodha recebem as uniformes novas para premiar o empenho deles |
Uma das cartas enviadas pelos alunos que beneficiaram das bolsas de estudo, no fim do primeiro semestre. |
|