"A Comunidade de Sant'Egidio recebe com gratidão e compromete-se em espalhar por toda parte o forte apelo do Papa Francisco contra a pena de morte e para a melhoria das condições de reclusão, em respeito à dignidade humana, mesmo de pessoas privadas da liberdade.
Os assuntos abordados pelo Santo Padre no seu discurso de hoje para a Associação Internacional de Direito Penal autoritariamente confirmam o compromisso da nossa Comunidade na campanha internacional "Não há justiça sem vida", que mesmo nestes dias está a desempenhar-se em duas conferências, em Tóquio e Manila, no coração da Ásia, que permanece o continente onde a pena de morte continua a manter o maior número de vítimas, embora haja sinais significativos de abertura por parte de alguns governos e da sociedade civil.
A Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, que hoje reúne 150 organizações internacionais, foi fundada em 2002 na sede da nossa Comunidade em Trastevere. As palavras do Papa incentivam-nos a continuar no caminho empreendido e a insistir para que a questão de uma moratória sobre as execuções capitais seja proposta de novo e aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em curso em Nova Iorque". |