Lilongwe (Malawi): Concluidos os trabalhos da Conferencia Internacional sobre os Idosos em África: o debate e as perspectivas
3 de Junho de 2010
Concluiram-se os trabalhos da Conferência Internacional, “Ageing in Africa: Sensitizing the Nations” que decorreu de 2 a 3 de Junho em Lilongwe, no Malawi. A iniciativa, a primeira deste tipo em África, suscitou grande interesse também dos meios de comunicação de massa, que largamente a difundiram.
Durante as quatro secções do congresso alternaram-se as intervenções dos relactores malawianos e internacionais, seguidos de amplos momentos de debate, durante os quais discutiu-se sobre como tornar melhor a vida dos idosos em África.
Das intervenções sobressairam alguns dados: o crescente número de idosos no continente africano, as difíceis condições de vida das pessoas que na maior parte dos casos são capazes de trabalhar, não têm um a aposentação e muitas vezes não têm comida suficiente para viver. Aumenta o número de idosos que vivem sozinhos, muitos dos quais devem tomar conta dos netos, órfãos por causa da Sida. Também são frequentes episódiso de violência contra os idosos.
Também em referência aos problemas sobressaidos, suscitou particular interesse o serviço dos idosos da Comunidade de Sant’Egidio em África, sobretudo a relação de amizade entre os jovens e as pessoas adultas que é muito essencial.
No desenrolar dos trabalhos também manifestou-se o desejo de realizar um modelo de assistência capaz de satisfazer as necessidades dos mais fracos. Particularmente foram evidenciadas as vantagens da home care ( que se faz em alguns Países europeus) em relação a grande tendência de internamento.
Para além disto a conferência elaborou uma carta dos direitos dos idosos, onde afirma-se a necessidade de garantir a casa, os cuidados necessários para uma vida condigna.
No fim do congresso, os partecipantes concordaram organizar novamente esta iniciativa no próximo ano para continuar a trabalhar juntos, africanos e europeus, para o futuro dos idosos.