O prof. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, encontrou hoje, em Moscovo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergei Lavrov.Durante a conversa amigável e longa foram abordados diferentes aspectos da situação internacional. Particular atenção foi dada para o Oriente Médio com trocas significativas de opiniões e informações.
Foi expressa preocupação comum para a difícil situação dos cristãos e das minorias na área, cuja presença é uma garantia de pluralismo nas sociedades muçulmanas, argumentou Riccardi. Andrea Riccardi também levantou a dramática situação de Alepo scercada por um longo tempo e destacou o valor da cidade como um lugar de convivência entre povos e religiões diferentes, mas também que diz respeito ao património da humanidade.
É necessário salvar Aleppo contra o risco de se tornar a nova Mosul, disse Riccardi. Salientou-se a importância de um compromisso dos líderes religiosos em apoio a uma saída da espiral de violência e na busca da paz no Oriente Médio. O diálogo continuou sobre as questões das relações entre a Europa e a Rússia, no âmbito da qual o Ministro Lavrov explicou vários aspectos das dificuldades atuais. |