Uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio liderada pelo presidente Prof. Marco Impagliazzo será recebida amanhã, Sexta-feira, 7 de Novembro no Palácio de Vidro pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. O encontro será uma oportunidade para confirmar e fortalecer a cooperação estreita entre a Comunidade e a organização das Nações Unidas.
Entre os temas da agenda do encontro, em primeiro lugar o papel das religiões para a construção da paz no mundo, o que está no coração da iniciativa internacional de Sant'Egidio e que foi particularmente aprofundado nas últimas duas Orações pela Paz (Roma 2013, Antuérpia 2014). O Professor Impagliazzo ilustrará o compromisso para tornar Alepo uma cidade aberta e, mais genericamente, para a proteção das comunidades cristãs perseguidas na Síria, em muitas partes do Oriente Médio, Ásia e África. Uma atenção especial será dedicada à iniciativa de paz em curso na República Centro-Africana, onde Sant'Egidio propôs o "Apelo de Roma", que levou à assinatura de um"Pacto republicano", que visa envolver as forças vivas da nação na defesa do âmbito democrático e dos direitos humanos.
O encontro também será uma oportunidade para informar os dirigentesda ONU sobre as campanhas humanitárias desencadeadas por Sant'Egidio especialmente na África, como o programa BRAVO (Birth Registration for All Versus Oblivion) para o registo civil de nascimentos, e DREAM (Drug Resource Enhancement Against Aids and Malnutrition), activo em 10 países da África sub-saariana para uma abordagem abrangente para o tratamento da SIDA. No cerne das conversações também a campanha internacional contra a pena de morte, antes da votação sobre a moratória da pena de morte prevista ao longo da Assembleia geral actualmente em fase de desenvolvimento.
O programa da visita da delegação da Comunidade de Sant'Egidio às Nações Unidas também inclui encontros com Valerie Amos, Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos Humanitários, e com Jeffrey Feltman, Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos Políticos.
|