Dois meses após o encontro de oração inter-religioso pela paz em Antuérpia, o Espírito de Assis sopra na Indonésia. O encontro "A paz é o Futuro", organizado pela Comunidade de Sant'Egidio, na cidade de Yogyakarta a 5 de Novembro, mostrou-se de grande importância para o relançamento do diálogo inter-religioso, no que é o maior país muçulmano do mundo, onde os crentes de todas as religiões convivem.
Representantes das principais religiões e personalidades do mundo da cultura encontraram-se na Universidade Católica Atma Jaya de Yogyakarta, uma cidade famosa pela harmonia e tolerância. KH. Abdul Muhaimin, representante muçulmano, recordou que a coexistência pacífica de diferentes religiões é uma realidade historicamente presente na ilha de Java. Um exemplo disso é a Grande Mesquita de Kota Gede Mataram, construída com a contribuição também de budistas e hindus.
O responsável de Sant'Egidio de Yogyakarta, Isaac Octavianus, explicou o trabalho da Comunidade, que através do movimento dos Jovens pela Paz tem o compromisso de transmitir às gerações futuras o valor da paz e do diálogo.
O encontro terminou com com a assinatura do apelo de paz de Antuérpia e o convite a rezar, a cada um segundo a sua própria tradição religiosa, pela paz e o fim de toda a violência e divisão.
|