- Mais de 2.000 cidades em todo o mundo participam no dia de CITIES FOR LIFE para dizer NÃO à pena de morte. Um movimento mundial da sociedade civil e dos governos das cidades que há quatorze anos pede, com força cada vez maior, a abolição da pena capital e a moratória universal das execuções.
- Em Roma, encontro ao Coliseu - Testemunhos dos corredores da morte e de protagonistas da campanha para a abolição da pena capital
O Dia Internacional CITIES FOR LIFE, “Cidades pela Vida, Cidades contra a Pena de morte", celebra-se em cada 30 de Novembro, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio, em comemoração do aniversário da primeira abolição por lei da pena capital decisa por um Estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, em 1786.
É uma iniciativa extraordinária, que ao longo dos anos reuniu os governos locais e as sociedades civis do mundo, unidos nesta batalha de civilização e pela vida. Juntamente com o Dia Mundial que se celebra todos os 10 de Outubro, é a maior mobilização mundial do ano contra a pena de morte, e hoje envolve mais de 2.000 cidades.
Em Roma, segunda-feira 30 de Novembro no Coliseu, às 17h30 haverá o evento final que atingirá o seu topo na iluminação simbólica do Coliseu - lugar emblemático das execuções no início da história - para dizer NÃO a cada assassinato de estado. O evento será conduzido por Max Giusti, com a participação de Irmã Helen Prejean. Para a parte musical assinala-se a presença de Amir Issaa e do Coro Gospel "Seven Hills". Haverá a presença de ex-condenados, familiares de vítimas, ativistas da batalha para a abolição da pena de morte. Participará também uma delegação do Parlamento de Nebraska, que em Maio de 2015 votou a favor da abolição da pena de morte no país.
PARA SEGUIR EM DIRECTO WEB:
Cities for life>>
LIVE in STREAMING su www.santegidio.org |