Ontem à noite, a Comunidade de Sant'Egidio recebeu a visita do Patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Gevargis Sliwa, com uma delegação de bispos da sua igreja, que no dia anterior encontrara Papa Francisco.
O patriarca visitou a escola de língua e cultura italiana da Comunidade de Sant'Egidio, onde encontrou alguns dos fiéis da sua Igreja, e parou para conversar com os refugiados que chegaram com os corridores humanitários.
Mais tarde, encontrou Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, junto com outros amigos da Comunidade, que nos últimos anos têm dado origem a uma série de iniciativas em apoio dos cristãos iraquianos, que sofrem com a difícil situação causada a partir do conflito em que se encontram Síria e Iraque. Para saber mais
Mar Gewargis também participou da oração da noite da Comunidade Sant'Egidio. Depois da saudação por Andrea Riccardi, que recordou a situação de sofrimento dos cristãos assírios dizendo "Sentimos muito a dolorosa situação que estão a viver, mas a unidade e o amor entre os cristãos é um grande alívio", e continuou expressando "a estima para a vossa igreja lembrando que evangelizou a Ásia, a China e a Índia, e nos inclinamos perante a vossa história, os vossos sofrimentos e a vossa realidade hoje".
Comentando o Evangelho das Bem-aventuranças, o patriarca pediu de rezar para os cristãos do Iraque e da Síria que estão a sofrer "aguardando as bem-aventuranças do Senhor" e de continuar a rezar pela paz. "Esta imagem de fraternidade - Tconcluiu - é uma fonte de esperança para os nossos povos Oiça o podcast
Nascida na Mesopotâmia, a Igreja Assíria (também conhecida como Igreja nestoriana) é uma das mais antigas do Oriente, de modo que os seus missionários foram tão longe como Índia e China. Hoje os cristãos assírios vivem nos territórios do norte do Iraque, não muito longe das fronteiras com o Irão, a Síria e a Turquia.
Em 1940, a sede do patriarcado foi transferida para Chicago, nos Estados Unidos, mas com uma escolha corajosa e significativa, após a eleição do Patriarca Gewargis III, o Sínodo da Igreja decidiu voltar para Erbil, no Iraque.
A história de amizade com a Comunidade de Sant'Egidio remonta aos encontros de oração pela paz de Bari em 1990 e o de Milão em 1993 e prosseguiu com uma série de acòões de solidariedade que se intensificaram em 2014, com a assistência aos cristãos de Mosul e Erbil forçados a fugir da guerra |