Foi a mãe, Janeth Marlene Zetino, a receber pelas mãos de Andrea Riccardi o 1°Prémio, Especial “Pombas de Ouro 2010” à memória de William, o jovem jovem salvadorenho da Comunidade de Sant’Egidio, assassinado por causa do seu desempenho com as crianças e contra a violência.
A entrega foi acompanhada por uma standing ovation da sala cheia e comovida como sinal de participação à história deste jovem construtor de paz, cuja vida foi roubada numa maneira violenta pelas maras.
As palavras de Janeth Quijano Zetino >>>
O testemunho de Jaime Aguilar, responsável da Comunidade de Sant'Egidio em El Salvador >>>
William Quijano Zetino, da Comunidade de Sant’Egidio, assassinado há dez meses atrás, com apenas 21 anos de idade, num bairro periférico de São Salvador por uma mara, uma das bandas violentas organizadas que envolvem jovens pobres nas periferias de Centro América.
Na América Central pelo menos 100.000 pessoas fazem parte das maras , que se empossassem gradualmente dos bairros mais desfavorecidos. O seu domínio é fundado pela prepotência, os habitantes devem pagar e muitas crianças e adolescentes são obrigadas a participar nas actividades criminais.
As outras Pombas de Ouro, serão conferidas aos jornalistas Mimmo Cândido do jornal La Stampa, histórico correspondente de guerra em inúmeras frentes do Afeganistão, Iraque até ao Kosovo, e a Gabriele Del Grande, fundador da Fortress Europe, observatório dos fenómenos e dos dramas da emigração.
O Prémio da personalidade internacional será conferido à Jane Goodall, etóloga de fama mundial que ampliou o original estudo dos primados até a defesa da vida em todas as suas formas, incluindo o desempenho humanitário.
|